Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ordem dos Médicos diz que Portugal deve começar a preparar a fase de endemia da Covid-19

25 jan, 2022 - 00:56 • João Malheiro

O Bastonário da OM explica que será preciso realizar um processo de decisão para definir quem deve receber esta uma dose "sazonal" da vacina contra a Covid-19, antes do Inverno, e como se vai organizar o processo.

A+ / A-

O Bastonário da Ordem dos Médicos defendeu, à Renascença, que Portugal já deve começar a preparar a fase de endemia da Covid-19.

"Sem dúvida. A partir de finais de março, início de abril, a temperatura vai aumentar e a pandemia vai passar a endemia", refere.

Miguel Guimarães diz que, nessa nova fase da convivência com a Covid-19, "é preciso gerir os casos mais graves e preparar as pessoas para uma vacinação antes do inverno".

O Bastonário da OM explica que será preciso realizar um processo de decisão para definir quem deve receber esta dose "sazonal" e como se vai organizar o processo.

À Renascença, Miguel Guimarães critica a organização das eleições legislativas por terem sido "um desastre" que não precaveu os riscos da quinta vaga, provocada pela variante Ómicron.

E critica as tradicionais arruadas dos partidos, que têm concentrado muitas pessoas, nos últimos dias de campanha.

"Não é um sinal responsável. É mais seguro uma pessoa infetada ou que está em isolamento ir votar, do que participar numa arruada. É óbvio que estes momentos têm impacto na disseminação da infeção. É indiscutível", aponta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+