Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Creches obrigadas a fechar salas por falta de gente para trabalhar

25 jan, 2022 - 13:19 • Fátima Casanova , Marta Grosso

O problema reside na dificuldade em encontrar substitutos para os educadores de baixa. É preciso alargar o apoio de emergência de equipamentos sociais às instituições privadas, alerta a presidente da Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino.

A+ / A-

As creches e os infantários privados estão a fechar salas, porque não conseguem contratar funcionários que substituam aqueles que ficam doentes, nomeadamente por causa da Covid-19. A denúncia é feita na Renascença pela presidente da Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino.

Não estamos a conseguir contratar pessoas que estão desempregadas, porque estamos a falar de um curto espaço tempo de necessidade, ou seja, se uma pessoa está de baixa sete dias e vamos contratar alguém para a substituir significa que seria por esse período inicialmente e as pessoas não estão a fim de suspender os seus subsídios de desemprego para virem trabalhar tão pouco tempo, porque depois vai demorar muito tempo a reativar esse subsídio”, explica Susana Batista.

“Então, está a ser extremamente difícil encontrar pessoas, neste momento, disponíveis para virem trabalhar para as creches, para nos virem ajudar a manter as salas abertas”, lamenta.

A responsável queixa-se da falta de apoio do Estado e critica o silêncio do Governo, a quem já foi pedido apoio. Susana Batista pede, em concreto, que seja alargado às instituições privadas o apoio ao reforço de emergência de equipamentos sociais.

Isso “permitiria a estas instituições contratar pessoas que estão desempregadas sem terem de suspender o subsídio de desemprego, sendo que o IFP [Instituto para a Formação Profissional] iria apoiar também as empresas a pagar um valor adicional. Quando terminasse essa ajuda – que poderia ser por um tempo determinado, sete, dez dias, até um mês, no máximo três meses, que é o que diz a medida – as pessoas continuariam a receber o subsídio de desemprego, porque nunca foi suspenso”, explica à Renascença.

“O que nós queríamos e pedíamos neste momento, única e exclusivamente, era que realmente estendessem essa medida também ao nosso setor para conseguirmos resolver esses problemas. Seria uma ajuda muito importante para nós e imediata”, sublinha.

O pedido já seguiu por carta dirigida ao primeiro-ministro e à ministra da Segurança Social.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+