Tempo
|
A+ / A-

Sem chuva, Algarve e Alentejo correm risco de seca extrema

24 jan, 2022 - 07:15 • Celso Paiva Sol , Olímpia Mairos

Para que Portugal volte aos valores normais, será preciso que chova durante os meses de fevereiro e março, mas não de uma forma abrupta ou muito intensa.

A+ / A-

A cada semana que passa sem chover, agrava-se mais um pouco a situação de seca que agora já se estende a praticamente todo o território do continente. Janeiro está a confirmar uma tendência que se vem acentuando desde o verão e tudo indica que o Algarve e o Alentejo entrem em breve na categoria de seca extrema e que o resto do país evolua de seca fraca para seca moderada.

“Em dezembro, nós tínhamos uma situação de seca em praticamente todo o território”, afirma à Renascença a climatologista Vanda Pires, do Instituto do Mar e da Atmosfera, sublinhando que a região Sul era a região mais afetada, porque tinha uma intensidade maior da situação de seca.

Já a região Norte e Centro, segundo a climatologista, já está, desde novembro, nesta situação de seca fraca.

“Já são dois meses e irá evoluir, agora, para um terceiro mês; inclusive, o Nordeste de Trás-os-Montes já tem alguns locais com a classe de seca moderada”, assinala.

De acordo com Vanda Pires, tendo em conta que nestas primeiras semanas de janeiro os valores de precipitação são muito abaixo daquilo que é normal para esta época, “espera-se que esta situação se agrave, não só na região Norte de Centro, que deixe de estar na seca fraca e evolua para as outras mais intensas, e também na região Sul, que poderá, nalguns locais, já chegar à seca extrema”.

A situação de seca que o país atravessa não surpreende os especialistas. Tem sido assim nos últimos 20 anos.

“Isto vem já num contexto deste aumento destas frequências de secas que nós temos estado a verificar, nestes meses de outono e inverno. Tem sido frequente nestes últimos 20 anos, desde 2000”, refere a climatologista, realçando que “este é mais um episódio que mostra este aumento destas situações de seca na bacia do Mediterrâneo”.

Para que Portugal volte aos valores normais, será preciso que chova durante os meses de fevereiro e março, mas não de uma forma abrupta ou muito intensa, avisa Vanda Pires.

“Neste momento, teria que chover muito acima do normal, para normalizar os valores. Mas, tendo em conta que já estamos apenas a uma semana do final do mês, também não é o ideal, do ponto de vista dos impactos e do setor agrícola, que ocorra precipitação assim tão elevada, concentrada em muitos poucos dias, porque isso também não é bom para os solos de repente receberem alguma precipitação com muita intensidade e em pouco tempo”, explica.

Segundo a climatologista, o ideal seria “começar a chover gradualmente e que se mantivesse durante o mês de fevereiro e, eventualmente, durante o mês de março, não só para diminuir e até mesmo para terminar esta situação de seca”.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bruno
    24 jan, 2022 Aqui 11:44
    As secas são mais frequentes e Portugal continua a investir em agricultura intensiva e no cultivo de plantas exóticas muito dependente de água. A responsabilidade é também do consumidor que opta por adquirir estes produtos.

Destaques V+