Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tem diabetes e mais de 18 anos? Já pode agendar reforço de vacina contra a Covid-19

18 jan, 2022 - 11:44 • Olímpia Mairos

Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal considera que “nesta fase, é crucial vacinar o mais rapidamente possível as pessoas que constituem grupos de alto risco e está nas mãos destas avançar com o agendamento”.

A+ / A-

As pessoas com mais de 18 anos e comorbilidades associadas já podem agendar o reforço da vacinação contra a Covid-19 através sistema de senha digital na modalidade “Casa Aberta”.

Quem reunir estas condições terá que requerer uma declaração junto do médico assistente que comprove que é portador de doença crónica, para apresentar no dia da administração da vacina. A declaração deverá incluir o número de registo na Ordem dos Médicos do médico que a assina, bem como a data de nascimento e números de cidadão e de utente do portador.

“Esta é mais uma vitória para todas as pessoas que vivem com diabetes. Tudo indica que existe um claro benefício no reforço da vacinação contra a Covid-19 em pessoas com comorbilidades associadas e a diabetes é precisamente uma das patologias que não podem ser descuradas”, refere em comunicado a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP)

O presidente da associação, José Manuel Boavida, considera que “nesta fase, é crucial vacinar o mais rapidamente possível as pessoas que constituem grupos de alto risco e está nas mãos destas avançar com o agendamento”.

A Direção Geral da Saúde recomendou, no dia 23 de dezembro, a administração da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 a todos os maiores de 18 anos.

A APDP lembra que tal recomendação inclui a definição de "vacinação ´urgente e prioritária' de pessoas com 40 ou mais anos, por faixas etárias decrescentes, e pessoas entre os 18 e os 39 anos com pelo menos uma das comorbilidades definidas na norma 002/2021 terão prioridade no processo".

De acordo com o parecer da Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 emitido pela DGS, estima-se que “a vacinação dos grupos de risco reduza em mais de 90% o número de pessoas hospitalizadas por Covid-19, pressupondo-se uma adesão elevada por parte destes”.

Segundo a DGS, mais de 3,8 milhões de pessoas já receberam a dose de reforço da vacina contra a Covid-19, quase 71 mil das quais no domingo.

Com a vacinação primária completa contra a covid-19 estão agora 8.759.487 pessoas a partir dos 12 anos e 300.908 crianças entre os cinco e os 11 anos já receberam a primeira dose da vacina.

Segundo a DGS, 2.516.734 pessoas também já receberam a vacina contra a gripe sazonal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+