Tempo
|
A+ / A-

​Infarmed analisa suspeita de reação adversa em criança que morreu com Covid-19

17 jan, 2022 - 19:11 • Ricardo Vieira

Fonte da Autoridade Nacional do Medicamento confirma que já foi notificada do óbito de um menino de seis anos, que tinha uma dose da vacina contra o coronavírus, e está a analisar se se trata de uma "reação adversa".

A+ / A-

Veja também:

O Infarmed está a analisar o caso da criança que morreu no Hospital de Santa Maria com um teste positivo à Covid-19 e uma dose da vacina.

Fonte da Autoridade Nacional do Medicamento confirma que recebeu uma "notificação de suspeita de reação adversa" e de imediato começou a análise deste caso, em conjunto com a Unidade Regional de Farmacovigilância de Lisboa, Setúbal e Santarém.

Fonte daquele organismo diz que é necessário recolher dados adicionais de informação clínica, "para análise e avaliação da imputação de causalidade", uma vez que a aparente relação temporal não é o único determinante na avaliação da causalidade.

Esta análise precede a sua comunicação à base de dados europeia EudraVigilance, o sistema de gestão e análise de informações sobre suspeitas de reações adversas a medicamentos, que foram autorizados ou em estudo em ensaios clínicos no Espaço Económico Europeu.

Uma criança de seis anos morreu com teste positivo à Covid-19 no Hospital de Santa Maria, revelou esta segunda-feira o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN).

O menino faleceu no domingo e tinha dado entrada no Hospital de Santa Maria no dia anterior.

A criança chegou "com um quadro de paragem cardiorrespiratória", refere o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, em comunicado enviado à Renascença.

As causas da morte estão a ser analisadas, indicou o CHULN.

A criança tinha a primeira dose da vacina contra a Covid-19, tendo o CHULN notificado o caso ao Infarmed e à Direção-Geral da Saúde.

Desde a chegada da pandemia a Portugal, em março do ano passado, estão confirmadas as mortes de três crianças, entre os zero e os 9 anos de idade, com Covid-19, de acordo com os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 31 mortos e 21.917 infetados com Covid-19. Os números são avançados pelo relatório diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) desta segunda-feira.

O documento ainda para um forte aumento do número de internados. Há agora 1.938 internados com Covid-19, mais 125 do que ontem, dos quais 174 em cuidados intensivos, mais seis do que ontem.

O relatório aponta ainda para um novo recuo do R, estando agora a 1,13, a nível nacional. Já a incidência a nível continua a subir, estando agora num valor superior a 3.840 casos por 100 mil habitantes.

Notícia atualizada às 21h50 com a informação de haver suspeita de reação adversa

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+