Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Lisboa tem quatro postos de testagem até às 02h00 à sexta-feira e sábado

14 jan, 2022 - 22:14 • Lusa

Além da testagem no período noturno à sexta-feira e ao sábado, o posto do Cais do Sodré funciona de segunda a quinta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 22h00 e os postos do Largo de Santos, da Praça Luís de Camões e do Príncipe Real estão também abertos de segunda a quinta-feira, mas apenas no horário das 18h00 às 22h00.

A+ / A-

Os postos móveis de testagem à Covid-19 em Lisboa, nomeadamente no Cais do Sodré, Largo de Santos, Praça Luís de Camões e Príncipe Real, estarão a funcionar até às 02h00, dia em que reabrem os bares e discotecas.

À semelhança do que aconteceu antes do Natal e do Ano Novo, estes quatro postos de testagem voltam a funcionar com horário alargado à sexta-feira e ao sábado das 20h00 às 02h00, permitindo responder às pessoas que precisam de apresentar teste negativo à Covid-19 para entrar nos bares e discotecas.

Os bares e discotecas voltam a abrir hoje à noite, após novo encerramento de três semanas devido à Covid-19, com os clientes sem dose de reforço da vacina a terem de apresentar teste negativo para entrar.

Além da testagem no período noturno à sexta-feira e ao sábado, o posto do Cais do Sodré funciona de segunda a quinta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 22h00 e os postos do Largo de Santos, da Praça Luís de Camões e do Príncipe Real estão também abertos de segunda a quinta-feira, mas apenas no horário das 18h00 às 22h00.

Segundo informação da Câmara de Lisboa, o município tem também postos móveis de testagem à Covid-19 localizados em Belém (Praça Afonso de Albuquerque), Campo Pequeno, Martim Moniz, Parque das Nações (Gare do Oriente), Quinta das Conchas (abriu hoje) e Restauradores. Todos estes postos funcionam de segunda-feira a sábado, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, segundo informação da Câmara de Lisboa.

Em declarações à agência Lusa, a diretora do Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa, Margarida Castro Martins, disse que na próxima semana o horário destes postos de testagem "é exatamente igual".

O que mudará na próxima semana tem a ver com a testagem nos mercados, que se realiza à terça-feira, das 09h00 às 13h00, estando previsto que "em vez de ser nos mercados de Alvalade, de Arroios e 31 de Janeiro, será nos mercados da Ajuda, de Benfica, de Campo de Ourique e da Ribeira", indicou Margarida Castro Martins.

Nestes postos disponibilizados pela Câmara de Lisboa, em parceria com o Ministério da Saúde, a Unilabs e a Associação Nacional de Farmácias, "a testagem é gratuita, para residentes e não residentes", sendo possível cada pessoa fazer um teste a cada três dias.

De acordo com o Plano Municipal de Testagem, a Câmara de Lisboa continua a comparticipar a testagem na rede de farmácias aderentes, "depois de cada utente ter esgotado o número de testes comparticipado pelo Serviço Nacional de Saúde".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+