Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Terceira dose já consta do certificado de vacinação

10 jan, 2022 - 09:53 • Anabela Góis

A dose de reforço para quem levou vacina da Janssen ou esteve infetado é suficiente para aceder aos vários locais onde o teste é exigido.

A+ / A-

A terceira dose da vacina contra a Covid-19, desde que tomada há 14 dias, já consta do certificado digital de vacinação, pois a falha foi resolvida nas últimas horas.

A partir desta segunda-feira, a dose de reforço para quem levou vacina da Janssen ou esteve infetado é suficiente para aceder aos vários locais onde o teste é exigido. Por exemplo, visitas a lares de idosos, a hospitais e a espetáculos com lugar marcado.

O autoagendamento da vacina contra a Covid-19 para maiores de 45 anos vai iniciar-se na próxima semana, anunciou o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, este domingo.

A Covid-19 provocou 5.478.486 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 19.113 pessoas e foram contabilizados 1.639.846 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

Uma nova variante, a Ómicron, considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, em novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 110 países, sendo dominante em Portugal.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Clara Costa
    12 fev, 2022 Portela Loures 09:38
    Recebi a 3ª dose COMIRNATY em 27/10/21. Não consigo tirar o certificado onde essa dose já conte. É como se não a tivesse feito. E o cartão fornecido nessa altura, não serve para nada. Como devo proceder? Agradeço que me ajudem. A minha família está fora do país, e esta falha impede-me de os visitar.
  • JORGE MANUEL J MARTI
    27 jan, 2022 ALGES 18:21
    TENHO AS 3 DOSES DA VACINA PFISER (REFORÇO) E NÃO CONSIGO TIRAR O CERTIFICADO CORRETO DONDE CONSTEM TODAS AS DOSES CORRETAMENTE.COMO DEVO PROCEDER? OBRIGADO
  • CARLOS HENRIQUE VAL
    12 jan, 2022 Lisboa 18:26
    tomei as 3 doses da vacina Pfizer respectivamente em 8.04.21; 6.05.21; e a terceira em 17.11.21. Tenho o certificado digital onde só consta a data da 2ª de 6.05.21 . Peço o novo certificado onde conste a 3ª dose e não o consigo . Como o posso obter este certificado ?
  • Joaquim Correto
    12 jan, 2022 Paços 10:01
    O certificado devia referir especificamente que a pessoa "tem a dose de reforço", independentemente se é a 3ª, 4ª ou 5ª dose! No meu caso por exemplo, que tomei a vacina da johnson em junho, tomei a dose de reforço (da Pfizer) em dezembro, e na sexta feira dizia no meu certificado "2/2" e a partir desta segunda feira diz "2/1", como que se 2/1 fosse possível!

Destaques V+