Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Cidadãos em isolamento terão hora própria para votar, avança Chega

10 jan, 2022 - 13:00 • Redação

André Ventura falava aos jornalistas após reunião com a ministra da Administração Interna. Governo estima que estarão 200 mil pessoas em isolamento no dia das eleições.

A+ / A-

Os cidadãos em isolamento terão hora própria para votar no dia 30 de janeiro. É o que revela André Ventura, após o encontro com a ministra da Administração Interna, Francisca Van Dunem.

“Em princípio será uma recomendação, a recomendação funcionará a uma hora ou duas, ou de manhã ou à tarde, vai depender da decisão do Governo”, explicou o deputado do Chega

Nestas declarações aos jornalistas, Ventura adianta que “os cidadãos em estado de saúde normal poderão ir votar à mesma hora que os outros, mas o recomendável, penso eu, é que vão às outras horas e não à hora a que vão os cidadãos em isolamento”.

Também segundo André Ventura o Governo estima que 200 mil pessoas possam estar em isolamento no dia das eleições legislativas.

“A expectativa do Governo é mais moderada, aponta para um número à volta do número que existiu nas eleições presidenciais, perto de 200 mil pessoas em isolamento. Temos algumas dúvidas que se fique por aí, mas vamos admitir esse cenário por uma questão de consensualizar o que é importante neste momento", disse o deputado.

Também sobre este assunto, o deputado Nelson Sousa, do PAN, reforçou que o Governo está a estudar a possibilidade de os cidadãos em isolamento poderem votar ao final do dia.

“Aquilo que nos foi apresentado é haver uma hipótese de suspender o período de confinamento para o final do dia dentro de um horário muito restrito, para que as pessoas possam no final do dia conseguir votar, o que significa que a população teria de votar até por volta das cinco, seis da tarde. Mas o Governo ainda está à espera de um parecer da Procuradoria Geral da República e nós vamos ficar também a aguardar por essas informações”, disse o deputado.

Verdes pedem reforço de transportes públicos

Já o Partido Ecologista "Os Verdes" defendeu um reforço dos transportes públicos no domingo das eleições legislativas, independentemente dos cidadãos em isolamento serem ou não autorizados a votas nas mesas de voto.

"Ao domingo, aos fins de semana, é reduzido o horário dos transportes públicos e, por isso, o PEV considera que é necessário que haja um aumento ou que se mantenham os horários de durante a semana para que todos possamos fazer a nossa deslocação até à mesa de voto em segurança, quer seja permitido aos infetados votar ou não", explicou a deputada Mariana Silva.

O primeiro partido a ser recebido por Francisca Van Dunem foi a Iniciativa Liberal (IL). O secretário-geral do IL Manuel Rangel não entrou em pormenores sobre aquilo que foi avançado, mas acusou o governo de fazer uma preparação tardia nestas eleições.

"A senhora ministra foi clara que foi feito um pedido de parecer e esse pedido de parecer pode chocar com qualquer solução que neste momento seja encontrada. (...). Essas soluções administrativas estão também dependentes de um parecer que, também de alguma forma podemos dizer que foi pedido tardiamente porque neste momento estamos em cima do ato eleitoral e ainda não temos essa resposta", lamentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+