Tempo
|
A+ / A-

Comer fora? A partir de hoje, só com teste negativo

24 dez, 2021 - 10:19 • Fábio Monteiro

No sábado, arranca o período de contenção da pandemia, que se irá prolongar, pelo menos, até 10 de janeiro. O teletrabalho – sempre que possível – volta a ser obrigatório. As creches e ATL tornam também a fechar portas, tal como as discotecas e bares.

A+ / A-
Foto: José Coelho/Lusa
Foto: José Coelho/Lusa

Se tinha e ainda tem planos de ir almoçar ou jantar fora, nos próximos dias, atenção: a partir desta sexta-feira, é obrigatório a apresentação de um teste negativo à Covid-19 ou certificado de recuperação para comer em restaurantes. Esta restrição estende-se ao Natal (25) e aos dias que antecedem e da passagem de ano (30, 31 e 1).

Nas mesmas datas, é também proibido o consumo de bebidas alcoólicas na via pública assim como os ajuntamentos com mais de dez pessoas - a não ser que habitem todos na mesma casa.

Período de contenção, mais medidas

No sábado, arranca o período de contenção da pandemia, que se irá prolongar, pelo menos, até 10 de janeiro.

Será também necessário apresentar teste negativo para ter acesso a hotéis e alojamentos, além de estabelecimentos de jogos onde estejam autorizados eventos neste período festivo.

De acordo com um comunicado, disponível para consulta na página do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a realização de autotestes, feitos no local mediante supervisão, bastará como prova para ter acesso aos alojamentos. A exceção serão as celebrações religiosas.

No seu último boletim, a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), defende que o “alargamento aos autotestes facilita o acesso face à exigência inicial, em que se permitia apenas teste RT-PCR ou de antigénio”.

O teletrabalho – sempre que possível – volta a ser obrigatório. As creches e ATL tornam também a fechar portas, tal como as discotecas e bares.

Para evitar ajuntamentos nos centros comerciais, a lotação destes estabelecimentos irá novamente encolher: uma pessoa por 5 metros quadrados. Há um ano, recorde-se, era uma pessoa por 20 metros quadrados.

Se conta ir ao cinema ou ver um espetáculo, deve precaver-se: conforme noticiou a Renascença, será obrigatório apresentar um teste negativo.

[NOTA - O Governo anunciou entretanto novas medidas a partir de 10 de janeiro - O Certificado Digital vai ser obrigatório para acesso a: restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local, espetáculos culturais, eventos com lugares marcados e ginásios]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • FIlipe
    26 dez, 2021 évora 02:45
    Mas podem entra com Tuberculose , HIV e Hepatite ...
  • ze
    24 dez, 2021 aldeia 12:32
    Os restaurantes vão sentir a falta de clientes, se estamos vacinados se temos o certificado da 3ª dose, então para que servem? Não seria suficiente a mascara e o certificado?Mais gente para o desemprego e fecho de mais algumas casas.

Destaques V+