Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Crianças que contactem com caso positivo na escola não ficam em isolamento

05 jan, 2022 - 21:27 • Redação com Lusa

DGS esclarece que só são considerados contactos de alto risco as crianças que vivam na mesma casa que alguém com covid-19.

A+ / A-

Veja também:


Acabam os isolamentos nas escolas para os alunos de todos os graus de ensino, que tenham contacto com um caso positivo de Covid-19. A diretora-geral da Saúde adiantou que mesmo que tenham um colega infetado, as crianças deixam de ser consideradas contactos de alto risco - terão apenas de realizar um teste ao terceiro dia.

Contactada pela Renascença, a DGS esclarece agora que esta é uma medida que se aplica todos os graus de ensino.

Em declarações à agência Lusa, Graça Freitas disse que só são considerados contactos de alto risco as crianças que vivam na mesma casa que alguém com Covid-19, pelo que ficam isoladas, já que não têm reforço da vacina.

"Nós, por norma, vamos considerar as crianças apenas contacto de alto risco se forem coabitantes de um doente", pelo que essa criança fica isolada, porque "é um contacto domiciliário e as crianças não têm reforço", explicou.

Uma criança com um contacto com um caso positivo na escola não fica em isolamento, disse Graça Freitas, acrescentando que o que se pede aos pais é que sejam reduzidos os contactos e convívios e que essas crianças, dependendo da idade, usem máscara.

As crianças que ficam na escola fazem um teste ao terceiro dia, adiantou.

As aulas deverão recomeçar na segunda-feira em Portugal depois de ter sido alargado o período de férias do Natal de duas para três semanas como medida de combate à pandemia.

O Governo vai analisar na quinta-feira as condições sanitárias para o recomeço das aulas, numa reunião cujas conclusões deverão ser apresentadas pelo primeiro-ministro, António Costa.

A Covid-19 provocou em Portugal, desde março de 2020, 19.029 mortes e foram contabilizados 1.499.976 casos de infeção, segundo dados da DGS.

[notícia atualizada às 10h20]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+