Tempo
|
A+ / A-

“Festas em Segurança”

PSP deteve 230 pessoas em operação de final de ano

03 jan, 2022 - 13:48 • Rosário Silva

Os dados da Polícia de Segurança Pública não são definitivos, já que a operação só termina esta segunda-feira, às 23h59.

A+ / A-

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve 230 pessoas, entre 27 de dezembro e 2 de janeiro, no âmbito da operação “Polícia Sempre Presente: Festas em Segurança 2021-2022”.

“Neste período a PSP efetivou 230 detenções, sendo de destacar 76 por condução sob o efeito do álcool, 57 por falta de habilitação legal para conduzir e 17 por tráfico de estupefaciente”, refere o comunicado da PSP, enviado à Renascença, onde afirma também ter apreendido “cerca de 1500 doses de estupefaciente”, e dado “cumprimento a 26 mandados de detenção”.

No que diz respeito à segurança rodoviária, neste mesmo período, a PSP fiscalizou “cerca de 19.583 viaturas, tendo sido detetados 321 condutores a conduzir sob o efeito do álcool (contraordenação) e controladas 1419 viaturas em excesso de velocidade”.

A operação “Festas em Segurança” registou ainda “307 viaturas a circular na via pública sem inspeção” e originou “82 autos de contraordenação por falta de seguro obrigatório, 34 por não utilização ou utilização incorreta do cinto de segurança e 70 por uso do telemóvel durante a condução”.

Em termos de sinistralidade rodoviária foram registados em Portugal Continental, “534 acidentes”, dos quais resultaram “133 feridos leves e 7 feridos graves, não havendo registo de nenhuma morte”.

Na totalidade das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores foram registados “76 acidentes, dos quais resultaram 20 feridos leves e 2 feridos graves”.

A nota da PSP revela ainda que, no âmbito das medidas de restrição em vigor e das suas competências, os agentes efetuaram o controlo de passageiros também nos aeroportos, entre os dias 30 de dezembro e 01 de janeiro.

Nesse período, “foram fiscalizados 755 voos, tendo sido controlados 70.688 passageiros e levantados 75 autos de contraordenação às pessoas que não se faziam acompanhar de teste à Covid-19, bem como às companhias aéreas que as transportaram”, pode ler-se.

A operação “Festas em Segurança” termina às 23:59 deste dia 3 de janeiro de 2022, só depois, recorda esta força de segurança, “serão apresentados os resultados finais”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+