Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lisboa. Extensão da Linha Vermelha do Metro vai gerar mais 11 milhões de passageiros

03 jan, 2022 - 11:02 • Lusa

O prolongamento, entre São Sebastião e Alcântara, terá quatro quilómetros, incluindo 380 metros em viaduto. Está prevista a construção de três novas estações subterrâneas.

A+ / A-

O prolongamento da Linha Vermelha do Metropolitano de Lisboa, entre São Sebastião e Alcântara, terá quatro quilómetros de extensão. Com esta intervenção está previsto um aumento de 11 milhões de passageiros na rede.

Em comunicado, o Metropolitano de Lisboa (ML) indica que conclui a fase de Estudo Prévio do Prolongamento da linha Vermelha para efeitos da Avaliação de Impacte Ambiental e submeteu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), no dia 27 de dezembro, o Processo de Licenciamento Ambiental relativo a esse estudo.

De acordo com o ML, o prolongamento da linha Vermelha entre São Sebastião e Alcântara deverá iniciar-se a partir da zona já construída, localizada após a estação São Sebastião, através de um troço em túnel construído junto ao Palácio da Justiça e que terá uma extensão total de cerca de quatro quilómetros, incluindo cerca de 380 metros em viaduto.

"Ao longo do traçado de túnel de via dupla prevê-se a construção de três novas estações subterrâneas (Amoreiras, Campo de Ourique e Infante Santo) e uma estação à superfície (Alcântara)", é referido na nota.

No comunicado, o ML diz que no âmbito do desenvolvimento do Estudo de Impacto Ambiental, o ML consultou 41 entidades/empresas para obtenção de informação de cadastro de infraestruturas na área de intervenção do presente projeto e sua envolvente, no concelho de Lisboa, ou fornecimento de outra informação considerada relevante para o desenvolvimento do estudo.

Lembra que o prolongamento da linha Vermelha está enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) 2021-2026, com um financiamento no montante global de 304 milhões de euros.

"A expectativa é que esta extensão da linha Vermelha esteja em concurso no ano de 2022 e que seja uma realidade em 2025/2026", adianta o ML.Segundo a empresa, os estudos realizados indicam que a procura diária captada nas quatro estações que integram este prolongamento corresponderá a um acréscimo no primeiro ano, após a entrada em exploração, de 11 milhões de passageiros (4,7%) em toda a rede.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luís Filipe Nunes Ga
    04 jan, 2022 Lisboa 13:18
    UMA MAIS VALIA PARA TODOS.

Destaques V+