Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Hospitais do SNS reforçados com 84 milhões de euros

03 jan, 2022 - 08:02 • Lusa

Ministério da Saúde diz que o objetivo é que estas unidades comecem o novo ano "com uma situação financeira mais robusta".

A+ / A-

O Governo vai reforçar financeiramente os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com 84 milhões de euros, anunciou o gabinete da ministra da Saúde, para que os hospitais comecem o novo ano "com uma situação financeira mais robusta".

Em comunicado, o gabinete de Marta Temido adianta que o reforço servirá para "aumentar a capacidade de resposta e de produção do SNS e reduzir a dívida".

"Este [reforço] junta-se aos anteriores reforços para regularização de pagamentos, realizados em agosto e no início de dezembro, fazendo de 2021 o ano em que houve um maior reforço para pagamento de dívida: 1.064 milhões, cerca do dobro do reforço do ano passado, que foi de 560 milhões de euros", lê-se no comunicado.

Em finais de dezembro, o Governo entregou 630 milhões de euros aos hospitais E.P.E. (Entidades Públicas Empresariais) para liquidarem, pelo menos, 80% dos pagamentos em atraso a fornecedores externos, e justificou a decisão com o impacto significativo da pandemia de covid-19 na atividade hospitalar.

Este pagamento surgiu depois de no início do mês de dezembro o Governo ter anunciado um fortalecimento de 745 milhões de euros no SNS, dos quais 630 milhões para os hospitais e 115 milhões para as administrações regionais de saúde.

No comunicado do Ministério da Saúde, o Governo acrescenta que com o reforço de 84 milhões de euros os hospitais vão poder "iniciar um novo ano com uma situação financeira mais robusta e melhor preparados para dar respostas de Saúde aos cidadãos".

Por outro lado, o gabinete da ministra destaca que ainda em 2021 houve aumentos de capital para apoiar investimentos dos hospitais e administrações regionais de saúde, no montante global de mais de 150 milhões de euros, justificando que se trata de um "investimento adicional" para preparar as entidades de saúde e "apoiar um ano de grande recuperação de atividade assistencial".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+