Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Secretário de Estado Lacerda Sales confirma que Portugal está a passar à fase de endemia

03 jan, 2022 - 17:16 • Hugo Monteiro

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde concorda com o Presidente da República, mas avisa: é preciso continuar a apostar na testagem e na vacinação.

A+ / A-

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, disse esta segunda-feira que a Covid-19 está a entrar na fase endémica em Portugal.

Durante uma visita ao centro de vacinação da Maia, Lacerda Sales explicou, contudo, que o país “ainda está sujeito a ondas”, sendo que nesta altura ainda está na quinta onda da pandemia, “pelo que o mar ainda não está estável”.

“Passaremos a uma fase endémica quando houver essa maior estabilidade do ponto de vista da doença”, disse o secretário de Estado, sublinhando que “o Presidente da República tem razão quando diz que estamos a passar a uma fase endémica”.

Mesmo assim, como Portugal ainda não está nessa fase, “é necessário reforçar a testagem e vacinar cada vez mais”, alertou.

Lacerda Sales reafirmou que ainda esta semana será formalizada a alteração dos períodos de isolamento para infetados assintomáticos e contactos de alto risco.

Quanto a novas medidas de controlo da pandemia, só serão decididas depois da reunião com os peritos, agendada para quarta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    04 jan, 2022 Trofa 08:32
    Digam a verdade aos Portugueses, merecemos pelo menos isso. Esta um descalabro, só não tomam mediadas porque temos eleições no final do mês. Sejam sérios!

Destaques V+