Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aulas presenciais vão mesmo começar na próxima segunda-feira

03 jan, 2022 - 14:08 • João Carlos Malta

A confirmação foi dada pelo secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, que afasta o cenário de adiamento do segundo período escolar.

A+ / A-

Veja também:


O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, reafirmou esta segunda-feira que as aulas presenciais vão recomeçar na próxima segunda-feira, 10 de janeiro.

O governante afasta a hipótese do adiamento dos alunos às escolas ser adiado devido ao aumento de casos de Covid-19.

"Penso que essa medida não está garantidamente sobre a mesa. E, portanto, as aulas começam no dia 10 de janeiro para as crianças, porque essa é uma medida fundamental para a saúde física, mental, social e psicológica das nossas crianças", afirmou Lacerda Sales.

O secretário de Estado considera que o ensino presencial "é fundamental para as crianças".

Ainda assim, afirma que posteriormente, de acordo com a evolução epidemiológica, o Conselho de Ministros avaliará a situação.

No final do ano, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, não garantiu o regresso às aulas para a data prevista de 10 de janeiro.

Em entrevista à CNN Portugal, admitiu tomar "as medidas que serão necessárias", para controlar a nova vaga, provocada pela variante Ómicron.

"Vamos ver", disse Graça Freitas.

Quase 90% dos internados em UCI não está vacinado

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde disse, também, que quase 90% dos internados com a doença da covid-19 em cuidados intensivos não receberam a vacina, tendo reforçado o apelo para que as pessoas se vacinem.

António Lacerda Sales indicou também que cerca de 60% dos internados nas enfermarias dos hospitais nacionais também não foram vacinados.

O governante falava aos jornalistas em Coimbra, à margem da cerimónia de receção aos médicos internos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

“Este é o melhor indicador para fazer este apelo à vacinação”, sustentou Lacerda Sales, comparando de seguida os números atuais com os de há um ano.

Atualmente contabilizam-se “menos de um terço nos internamentos convencionais, menos de um quarto em unidades de cuidados intensivos e, felizmente, menos de um quinto em termos de óbitos”, enumerou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • josé
    04 jan, 2022 Lisboa 16:45
    Quem governa o país é o primeiro ministro. só se vai decidir isso quarta ou quinta, quando ele falar. antónio lacerda s. não decide nada. Pessoalmente, considero que as escolas não deveriam abrir, prova disso é a escola da madeira que ontem registou 53 casos... Eles fingem que se importam com as crianças, mas é uma falácia... é tudo por causa das eleições de 30 de janeiro!!! As escolas deviam ser fechadas. lembre-se: nada é oficial, antónio l. s. não tem o poder para o decidir. Quem o dirá é o primeiro ministro. até lá aguardamos por informação mais sólida.
  • ex-professor
    04 jan, 2022 5 de Out 09:36
    As aulas à distância deviam ter começado esta segunda-feira, tal como fêz o ensino Privado. Só não começaram porque o governo falhou pela enésima vez a entrega dos computadores e Net, prometidos por diversas vezes e nunca plenamente concretizados. É que as promessas têm de ser usadas várias vezes e logo que cumpridas, deixam de poder ser usadas, deve ser isso.
  • Petervlg
    03 jan, 2022 Trofa 17:01
    Este Lacerda Sales, o que terá na cabeça? O pais com um descontrolo da pandemia, com dados de infetados, como nunca antes visto. a Politica fala mais alto!

Destaques V+