Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Está tudo encaminhado"

Governo dos Açores garante apoio às famílias afetadas pelo mau tempo

31 dez, 2021 - 14:44

“Podem as populações contar com a máxima solidariedade e apoio para retomar a normalidade depois desta situação”, assegura José Manuel Bolieiro.

A+ / A-

O presidente do Governo dos Açores garantiu esta sexta-feira “apoio e solidariedade” do executivo, em articulação com a Câmara de Ponta Delgada, para as 15 pessoas das Feteiras que viram as casas afetadas pelo mau tempo “retomarem a normalidade”.

O chefe do executivo PSD/CDS-PP/PPM, José Manuel Bolieiro, referia-se ao alojamento, limpeza e recuperação das 13 casas e respetivo mobiliário e eletrodomésticos, danificados pelas inundações de lama provocadas pelo transbordo de uma ribeira naquela freguesia do concelho de Ponta Delgada.

De acordo com Bolieiro, que falava no local, as famílias que passaram a noite em casa de familiares “já estão todas realojadas, com os serviços sociais do município e do governo a tratar do assunto”.

“Está tudo encaminhado”, frisou.

Questionado sobre a recuperação de bens danificados pela enxurrada, o presidente do Governo Regional indicou que “podem as populações contar com a máxima solidariedade e apoio para retomar a normalidade depois desta situação”.

Alertando para o “impacto real das alterações climáticas” no arquipélago, um “território difícil” e vulnerável às mesmas, Bolieiro disse querer “implementar o mais rápido possível” o Plano de Gestão para os Riscos de Inundações preparado pelo executivo.

O governante indicou também terem sido “resolvidas com prontidão e eficácia” a “maior parte das ocorrências” relacionadas com o mau tempo, nomeadamente na ilha de São Miguel, onde se localizaram a maioria dos incidentes (76, num total de 87 em todo o arquipélago, durante a madrugada e manhã de esta sexta-feira, segundo a Proteção Civil regional).

Saudando os serviços pela resposta célere, Bolieiro indicou a resolução da maioria dos cortes de vias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+