Tempo
|
A+ / A-

Marcelo expressa solidariedade ao homológo são-tomense

30 dez, 2021 - 21:35 • Lusa

Pelo menos duas crianças morreram e várias pessoas estão desaparecidas, na sequência das chuvas torrenciais que assolaram o país.

A+ / A-

O Presidente da República expressou, esta quinta-feira, ao seu homólogo de São Tomé e Príncipe a solidariedade de Portugal face à situação no país, depois das chuvas torrenciais que provocaram pelo menos duas mortes e vários desaparecidos.

De acordo com um comunicado divulgado na página oficial da Presidente da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa adianta que falou com o Presidente da República são-tomense, Carlos Vila Nova, “para testemunhar, em nome de todos os portugueses, a solidariedade pela calamidade que ocorreu numa área daquele país".

Hoje, o Presidente de São Tomé e Príncipe afirmou que as chuvas torrenciais dos últimos dois dias provocaram um alto nível de destruição e que a ilha ficou a parecer um cenário pós-guerra.

Pelo menos duas crianças morreram e há pessoas desaparecidas.

“Há infraestruturas destruídas e quem vê pela primeira vez parece que saímos de um cenário de guerra, tal a destruição”, afirmou Carlos Vila Nova na tarde de quarta-feira, após visitar várias comunidades dos distritos de Lobata e Lembá, no norte da ilha de São Tomé, que sofreram altos níveis de destruição devido às chuvas.

Os Serviços de Proteção Civil e Bombeiros, e as forças militares e paramilitares, incluindo a Polícia de Segurança Pública, ainda estão no terreno a calcular os dados reais dos prejuízos causados pelas inundações.

No centro da cidade, dezenas de comerciantes e trabalhadores ainda limpam os restos de terra e águas que invadiram vários estabelecimentos comerciais em níveis nunca antes vistos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+