Tempo
|
A+ / A-

Lancha da GNR encalhou devido a “falha humana”, conclui inquérito

28 dez, 2021 - 17:56 • Marta Grosso

O episódio remonta a 1 de setembro, quando a lancha de patrulhamento costeiro "Bojador" encalhou em frente à praia de Carcavelos (Cascais). Entre estragos e gastos operacionais, os prejuízos ultrapassaram os 215 mil euros.

A+ / A-

O incidente com uma lancha da GNR, em Carcavelos, em setembro, “ocorreu devido a falha humana”, revela um comunicado da força de segurança enviado nesta terça-feira à Renascença.

Na sequência da conclusão do inquérito, foram abertos dois processos disciplinares aos militares considerados responsáveis, “direta ou indiretamente, pela não adoção dos necessários procedimentos de segurança, face à visibilidade e condições meteorológicas que se verificavam naquela data à saída da barra do porto de Lisboa”.

O incidente ocorreu no dia 1 de setembro, pelas 14h30. A lancha de patrulhamento costeiro “Bojador” encalhou junto à praia de Carcavelos, concelho de Cascais.

“Da auditoria técnica aos danos constatou-se a necessidade de reparar as hélices de bombordo e estibordo, a substituição da hélice central e a reparação de pequenos danos no casco e de estabilizadores, facto que remeteu a reparação a valores na ordem dos 145.681,00 euros, a que acrescem serviços associados como de reboques e utilização do estaleiro, perfazendo um total de 215.320,00 euros”, adianta a nota enviada nesta terça-feira.

Enquanto decorria o inquérito interno, “e como medida provisória, foi determinada a suspensão da execução de funções de navegação ao comandante da LPC e aos elementos da guarnição que se encontravam de serviço de quarto no momento do incidente”.

Esta medida foi agora revogada, dando origem aos processos disciplinares.

Durante o inquérito, foram recolhidos e analisados vários “depoimentos, documentação e imagens consideradas necessárias para o esclarecimento dos factos em investigação”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+