Tempo
|
A+ / A-

Marcelo evoca “com saudade” o arcebispo Desmond Tutu

26 dez, 2021 - 13:44 • Filipe d'Avillez

O arcebispo anglicano, que venceu um Nobel da Paz em 1984, morreu esta manhã, aos 90 anos.

A+ / A-

O Presidente da República evocou este domingo “com saudade” o arcebispo sul-africano Desmond Tutu, que morreu esta manhã aos 90 anos.

Numa nota publicada no site da Presidência da República, Tutu é descrito como um “lutador maior pela justiça social, direitos humanos, liberdade e pluralismo na África do Sul” que “deixa um legado para toda a Humanidade.”

“A sua coragem contra o apartheid correu os quatro cantos do mundo, reconhecimento que lhe valeu o Prémio Nobel da Paz em 1984. As marchas pacíficas que liderou mudaram mentalidades e tocaram fundo as consciências internacionais, a sua liderança na Comissão de Verdade e Reconciliação permitiu à nova democracia sul-africana uma amplitude moral e inclusiva, onde se integrava também a comunidade portuguesa, cuja consolidação resultava já do peso histórico pelo exemplo de Nelson Mandela”, lê-se ainda.

Para Marcelo Rebelo de Sousa “Desmond Tutu foi uma das grandes figuras do século XX. Um século maldito em tantos aspetos, mas com marcos de superação e exemplos de humanismo que prevalecem nas nossas memórias.”

“Cabe a todos nós, líderes do século XXI, sabermos preservar as lições intemporais que gigantes pela paz, como o Arcebispo Tutu, nos deixaram.”

Assim, o Presidente informa que enviou “as mais sentidas condolências em nome de todos os portugueses” ao Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, “e ao povo amigo da África do Sul”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+