Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marta Temido. "Vamos atingir hoje perto de nove mil casos de Covid"

22 dez, 2021 - 13:43 • Ricardo Vieira e Marta Grosso

Um dia depois de o Governo anunciar novas medidas para o Natal, a ministra da Saúde refere que o país já tem neste momento excesso de mortalidade.

A+ / A-

Veja também:


Portugal vai registar esta quarta-feira "perto de nove mil" novos casos de Covid-19, avança a ministra da Saúde, Marta Temido.

Em entrevista à TVI um dia depois de o Governo anunciar novas medidas para o Natal, Marta Temido refere que o país já tem neste momento excesso de mortalidade.

“Antecipando um pouco os números de hoje que teremos, em termos de boletim da DGS, vamos atingir perto de nove mil casos novos registados nas últimas 24 horas no país. É um facto que o número de óbitos continua relativamente controlado, já com excesso de mortalidade face ao valor de referência”, sublinha a ministra da Saúde.

A governante prevê que Portugal venha a bater um recorde de número de casos nos próximos dias", numa altura em que a nova variante Ómicron está a ganhar terreno.

O número de casos de Covid-19 dispara esta quarta-feira para cerca de nove mil, uma grande aumento em comparação com o dia anterior. Na terça-feira, Portugal registou 5.757 infeções e 16 mortes.

Esta quarta-feira será o pior dia desde o início do ano: a 31 de janeiro Portugal registou 9.498 novos casos e a 3 de fevereiro 9.083 infeções.

Nestas declarações à TVI, Marta Temido diz que este "ainda não é um Natal em perfeita normalidade" e sensibiliza os portugueses para a importância da realização de testes de despistagem da Covid-19 "quando as pessoa têm mesmo de fazer contactos".

"Nomeadamente quando na altura das festas de Natal vão estar com a família mais restrita e querem estar todos os seguros, mas a indicação preferível é mesmo no sentido de as pessoas evitarem o mais possível os contactos sociais", frisou.

A ministra da Saúde destaca também a importância da vacinação. "Admitindo que possa haver constrangimentos e esperas, o apelo é para que as pessoas se vacinem", referiu.


Marta Temido falava um dia depois de a variante Ómicron representar quase metade dos novos casos de Covid-19 em Portugal e de o Governo anunciar novas medidas para o Natal e Ano Novo.

O primeiro-ministro, António Costa, disse em conferência de imprensa que o período de contenção começa a 25 de dezembro e decorre até 10 de janeiro. A 5 de janeiro haverá uma nova avaliação da situação pandémica e das medidas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+