Tempo
|
A+ / A-

Administração do Hospital de São João apresenta demissão após incêndio

20 dez, 2021 - 17:07 • Ricardo Vieira , Marta Grosso

Polícia Judiciária suspeita que o fogo tenha tido origem num cigarro. O incidente causou um morto e quatro feridos graves.

A+ / A-

O conselho de administração do Hospital de São João, no Porto, apresentou a demissão à ministra da Saúde esta segunda-feira, na sequência de um incêndio que deflagrou no Serviço de Pneumologia.

O fogo deflagrou no domingo e provocou um morto e quatro feridos graves. Numa declaração à comunicação social, o presidente do conselho de administração do hospital apresentou as condolências à família da vítima mortal e anunciou o pedido de demissão.

"O conselho de administração irá permanecer em funções até à decisão da senhora ministra da Saúde", acrescentou.

"Apesar de as causas estarem a ser apuradas, nomeadamente através de um processo de averiguação interno, de um inquérito da IGAS [Inspeção-Geral das Atividades em Saúde] e da Polícia Judiciária, com quem estamos ativamente a cooperar, e a avaliaçao inicial excluir falha estrutural do hospital , existe um princípio ético que não podemos nem devemos esquecer", afirmou Fernando Araújo, para logo anunciar a demissão.

O incêndio ocorreu no domingo à tarde e a sua origem ainda não foi determinada, mas a Polícia Judiciária suspeita que poderá ter sido provocado pelo cigarro de um doente.

Além da vítima mortal e dos quatro feridos graves, houve profissionais de saúde que necessitaram de cuidados médicos.

"Na sequência da resposta imediata assegurada pela equipa hospitalar, vários profissionais necessitaram de receber apoio e cuidados psicológicos durante a noite, tendo todos já tido alta", anunciou o presidente do conselho de administração do hospital.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    20 dez, 2021 PORTUGAL 18:24
    Dois incendios. Duas reacções diferentes. Num não houve demissão. Neste o Conselho de Administração pediu demissão. Este pedido é um ato de louvar, mas será que deve ser aceite? Eu penso que não e porquê? Quando criticamos o mau funcionamento do SNS, devemos ser os PRIMEIROS a tentar corrigir o que então está ou estará mal. Se o SNS não nos presta os cuidados de saúde, dizemos cobras e lagartos. Neste caso, um UTENTE a quem o SNS lhe estava a tentar prolongar o tempo de vida, resolve dar lugar ao prazer e ao vício, fumar. Não, Senhora Ministra, não aceite o pedido de demissão do Conselho de Administração do Hospital de São João, pois quem tinha, ou tem, de ser DEMITIDO é o irresponsável fumador. O serviço feito por este Conselho de Administração merece MAIS e MELHOR do que ser demitido. Já agora deixem-me perguntar às Senhoras e Senhores que andam por aí a CRITICAR, porque razão ainda não vieram CONDENAR a atitude irresponsável do fumador. Em Santo Tirso, vieram no momento seguido às chamas.

Destaques V+