Tempo
|
A+ / A-

Trabalhadores da Transtejo suspendem greve parcial entre 20 e 23 de dezembro

17 dez, 2021 - 16:15 • Lusa

Administração da empresa apresentou para responder às reivindicações salariais.

A+ / A-

Os trabalhadores da Transtejo suspenderam a greve parcial agendada para 20 a 23 de dezembro, depois de a administração da empresa ter apresentado uma proposta respondendo às reivindicações salariais, foi anunciado esta sexta-feira.

"Depois de diversas lutas dos trabalhadores da Transtejo, a administração/Governo apresentaram uma proposta no sentido de responder às reivindicações sindicais para o ano de 2021, que, não sendo aquilo que os trabalhadores desejavam, tem ganhos importantes e melhora o ponto de partida para a negociação de 2022", revela, em comunicado, a Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans).

Desta forma, "tendo em conta esta nova posição, a greve marcada para o período de 20 a 23 de dezembro foi suspensa", revela a nota.

Em 26 de novembro, a Fectrans anunciou que a greve parcial iria avançar caso as reuniões com a administração da empresa de transporte fluvial e com o Ministério do Ambiente não satisfizesse as suas reivindicações.

Os trabalhadores da Transtejo, juntamente com os da Soflusa, fizeram várias greves parciais durante este ano, a última das quais em 21 de setembro, devido a falhas nas negociações salariais entre a administração (comum às duas empresas) e os sindicatos.

O Ministério do Ambiente reuniu-se também com os sindicatos na tentativa de desbloquear a situação.

A mais recente greve parcial aconteceu entre 08 e 12 de novembro, durante três horas por turno, tendo abrangido vários setores durante a semana e culminado com todas as categorias profissionais em greve no último dia.

As reivindicações dos trabalhadores são relativas a este ano e "podem ser suportadas pelos orçamentos da empresa e do Estado", pelo que a situação entretanto criada pelo chumbo da proposta do Orçamento do Estado no parlamento e a marcação de eleições legislativas "não inviabilizam situações, basta haver vontade do Governo", referiu o sindicato.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+