Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

IGAS abre processo a morte de jovem com Covid no Hospital de Braga

16 dez, 2021 - 09:25 • Olímpia Mairos , João Cunha

A unidade também confirma abertura de um inquérito após morte de jovem mandada para casa com Covid. Mais esclarecimentos são remetidos para depois da conclusão do inquérito.

A+ / A-

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) quer saber o que se passou no caso da morte de uma jovem de 18 anos que o Hospital de Braga terá mandado para casa com Covid-19 e aconselhada apenas a tomar Ben-u-ron.

Numa resposta enviada à Renascença, a IGAS dá conta da abertura de um processo de esclarecimento.

Também o Hospital de Braga lamenta a morte e confirma a abertura de um inquérito a este caso. Fala de um “processo complicado” e promete mais esclarecimentos para depois da conclusão do inquérito.

O Jornal de Notícias (JN), citando fonte ligada ao processo, escreve esta quinta -feira que a jovem que sofria de várias patologias e tinha um elevado défice cognitivo, foi levada na passada sexta-feira pela mãe ao Hospital, onde foi vista por uma médica.

A jovem apresentava um quadro febril, mas segundo o jornal foi aconselhada a voltar para casa e a regressar à unidade hospitalar se o estado de saúde piorasse.

Foi o que aconteceu na passada terça-feira, de madrugada. A jovem piorou e teve uma paragem cardiorrespiratória.

Segundo o jornal, a mãe telefonou para o serviço Saúde 24 e disseram-lhe para chamar uma ambulância. Contactou, de imediato, os Bombeiros Voluntários da cidade, que não tinham meios para o transporte.

Como o estado de saúde da adolescente sofreu agravamentos, a família ligou para o INEM ao final da manhã de quarta-feira, que se deslocou à residência. Apesar da chegada dos profissionais de saúde, a jovem não resistiu, morrendo pouco tempo depois.

A mesma fonte, citada pelo JN, revela que a família pondera processar a unidade hospitalar.


[notícia atualizada às 21h07 com posição da IGAS]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+