Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Censos 2021

Portugal perdeu mais de 200 mil pessoas e aumenta o número de divorciados

16 dez, 2021 - 11:28 • Lusa

INE nota que a percentagem de divorciados é, "pela primeira vez, superior ao valor da população com estado civil viúvo". Esta quinta-feira começa a segunda fase de divulgação dos resultados do Censos feito em 2021.

A+ / A-

Portugal tem 10.344.802 habitantes e perdeu 217.376 pessoas nos últimos 10 anos, uma percentagem de 2,1% que resulta de um saldo natural negativo de 250.066 pessoas, divulgou esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os números, que reveem em baixa os que foram divulgados em julho, constam dos resultados provisórios do Censos2021.

Esta é a segunda fase de divulgação de resultados provisórios dos Censos 2021, antecipando a data inicialmente prevista de 28 de fevereiro de 2022, depois da divulgação de resultados preliminares em 28 de julho.

Os dados provisórios agora divulgados revelam também um aumento de divórcios e uma diminuição de casamentos, havendo 43,4% de solteiros entre a população residente em Portugal.
"Nos últimos 10 anos, aumentou a importância relativa da população divorciada", conclui o INE, no item dedicado ao "estado civil" constante do documento agora divulgado.

Pela primeira vez mais divorciados do que viúvos

A população com estado civil "casado" representa atualmente 41,1%, uma redução em 2,1 pontos percentuais face a 2011.

Já a categoria de estado civil "divorciado" foi assinalada por 8,0% dos residentes em Portugal, um aumento de dois pontos percentuais relativamente aos Censos anteriores.

O INE nota que a percentagem de divorciados é, "pela primeira vez, superior ao valor da população com estado civil viúvo", que, segundo os dados provisórios, é de 7,5%.

A análise do estado civil por sexo revela "algumas diferenças entre homens e mulheres", com os homens a terem um número maior entre os solteiros e as mulheres a estarem mais representadas entre os viúvos.

"A proporção de homens solteiros é de 46,8%, face a 40,2% de mulheres solteiras. A proporção de mulheres viúvas é de 11,7%, enquanto que a de homens viúvos é de apenas 3,0%", explicita o INE.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+