Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Censos 2021

Censos. 31 municípios concentram metade da população portuguesa

16 dez, 2021 - 13:31 • Lusa

Os municípios mais populosos pertencem, na maioria, às áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.

A+ / A-

Veja também:


Cerca de metade da população residente em Portugal está concentrada em apenas 31 municípios, localizados maioritariamente nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, revelam os dados provisórios do Censos2021, hoje divulgados.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), os desequilíbrios na distribuição da população pelo território “acentuaram-se”, assinalando que, por um lado, “a evolução demográfica da última década ao nível do município permite verificar que os territórios localizados no interior do país perdem população” e, por outro, “que os municípios que registam um crescimento populacional se situam predominantemente no litoral”.

Além disso, ainda segundo os dados, verifica-se “uma concentração” em redor de Lisboa e na região do Algarve.

“Acentuaram-se, desta forma, os padrões de litoralização do país e o movimento de concentração da população junto da capital, fenómenos que se têm vindo a reforçar nas últimas décadas”, sublinha o INE.

A nível municipal, “os acréscimos populacionais mais significativos na última década” registaram-se em Odemira (13,5%) e Mafra (12,8%), seguindo-se Palmela, Alcochete, Vila do Bispo e Montijo, com valores entre os 9,6% e os 8,7%.

No extremo oposto, Barrancos, Tabuaço, Torre do Moncorvo e Nisa observaram “os decréscimos populacionais mais expressivos, com valores superiores a 20%”, de acordo com estes dados provisórios.

Lisboa, Sintra, Vila Nova de Gaia, Porto, Cascais, Loures, Braga, Almada, Matosinhos e Oeiras, são os 10 municípios mais populosos, contudo, as duas maiores cidades registaram perdas populacionais: o Porto com menos 2,4% e Lisboa com menos 1,2%. Matosinhos e Oeiras acompanham a tendência de redução populacional.

O município de Braga registou o crescimento “mais expressivo” (6,5%), seguido de Cascais e Sintra, com 3,7% e 2,1%, respetivamente.

Esta é a segunda fase de divulgação de resultados provisórios do Censos2021 (antecipando a data inicialmente prevista de 28 de fevereiro de 2022), depois da divulgação de resultados preliminares em 28 de julho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+