Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Já pode agendar vacina para crianças de 9 anos. Casa Aberta a partir dos 65

15 dez, 2021 - 16:14

Modalidade de “Casa Aberta” passou também a estar disponível para a vacinação contra a covid-19 ou contra a gripe de utentes com idade igual ou superior a 65 anos.

A+ / A-

O autoagendamento da vacinação contra a covid-19 de crianças de nove anos está disponível desde esta quarta-feira. Esta faixa etária pode também ser vacinada neste próximo fim de semana, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

“O portal de agendamento online para vacinação possibilita, desde hoje de manhã, a solicitação do agendamento da vacinação de utentes com idade de nove anos, permitindo, assim, que os utentes de 9 a 11 anos possam ser vacinados no fim de semana de 18 e 19 de dezembro, no local mais conveniente, de acordo com a disponibilidade e a capacidade instalada dos postos de vacinação existentes”, adiantou a DGS em comunicado.

Os pais devem marcar a vacina dos filhos através do Portal do Agendamento do Serviço Nacional de Saúde.

O autoagendamento para as crianças com 10 e 11 anos também está disponível desde segunda-feira.

As crianças com comorbilidades terão prioridade para serem vacinadas, independentemente da idade, desde que tenham prescrição médica, bastando que se se dirijam aos centros para receberem a vacina contra o SARS-CoV-2.

A decisão de vacinar as crianças entre os 5 e os 11 anos resulta da recomendação da Direção-Geral da Saúde, depois de ouvida a Comissão Técnica de Vacinação e ponderadas as questões de natureza logística com o núcleo de coordenação de apoio ao Ministério da Saúde, nomeadamente a disponibilidade de vacinas da Pfizer, na versão pediátrica.


Casa Aberta a partir dos 65 anos

A DGS anunciou ainda que, desde hoje, a modalidade de “casa aberta” passou também a estar disponível para a vacinação contra a covid-19 ou contra a gripe de utentes com idade igual ou superior a 65 anos.

A covid-19 provocou pelo menos 5.320.431 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.698 pessoas e foram contabilizados 1.205.993 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, classificada como “preocupante” pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 57 países de todos os continentes, incluindo Portugal.


Calendário de vacinação dos 5 aos 11 anos

  • No fim de semana 18 e 19 de dezembro serão vacinadas as crianças de 11 e 10 anos, podendo também ser vacinas algumas de nove.
  • A 6, 7, 8 e 9 de janeiro serão vacinadas as crianças entre os 9 e 7 anos.
  • A 15 e 16 de janeiro os meninos e meninas entre os 6 e 7 anos de idade.
  • A 22 e 23 e janeiro as crianças com 5 anos.
  • Entre 5 de fevereiro e 13 de março serão administradas as segundas doses da vacina para a Covid-19, sendo que o período recomendado entre primeira e segunda dose desta vacina pediátrica é de seis a oito semanas.
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Dorina do Rosário Fe
    12 abr, 2022 Lisboa 10:15
    Bom Dia, tenho o meu filho de 7 anos, vim de viagem apanhar a vacina de covid e não consigo agendar por favor tenho viagem marcada para dia 21 deste mes agradeço que voçês ajudem neste aspecto, tenho morada em lisboa e da-me jeito apanhar a vacina no parque das nações. obrigada 968684320

Destaques V+