Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Graça Freitas. ​“Vacinação das crianças não vai tirar lugar aos adultos”

13 dez, 2021 - 10:50 • Redação

Diretora-Geral da Saúde diz haver capacidade instalada para não deixar ninguém para trás no processo de vacinação.

A+ / A-

Veja também:


A diretora-geral da Saúde garante que a vacinação das crianças contra a Covid-19 não vai prejudicar a imunização dos adultos que, nesta altura, estão a receber as doses de reforço.

O próximo fim de semana vai estar reservado para os mais novos, mas Graça Freitas diz haver capacidade para acomodar todos e se for necessário antecipar as terceiras doses.

“Nós temos capacidade para isso, sim. Estamos a vacinar neste momento 70 mil pessoas, por dia em média, e podemos subir essa capacidade e, portanto, não vão ficar prejudicados os adultos. A vacinação das crianças não vai tirar lugar aos adultos que podem ser reprogramados até para dias anteriores aqueles em que estariam a prever a sua vacinação.”

Em declarações à RTP, a diretora-geral da Saúde mostrou-se também convicta de que a adesão à vacina das crianças será progressiva, como aconteceu no caso dos adolescentes.

“Estamos à espera de uma adesão boa, pelo menos progressivamente boa, porque foi o que aconteceu com os 12 anos. As pessoas não vieram todas ao mesmo tempo, mas foram vindo”, descreve.

Portugal vai iniciar a vacinação de crianças abaixo dos 12 anos no fim de semana de 18 e 19 de dezembro.

A partir de 18 e 19 de dezembro serão vacinadas as crianças de 11 e 10 anos, podendo também ser vacinadas algumas de 9 anos.

A 6, 7, 8 e 9 de janeiro serão vacinadas crianças entre os 9 e os 7 anos, a 15 e 16 de janeiro será a vez das crianças entre os 6 e os 7 anos, enquanto a 22 e 23 de janeiro serão vacinadas as crianças de 5 anos.

Entre 5 de fevereiro e 13 de março serão administradas as segundas doses, altura em que ficará o esquema vacinal completo para esta faixa etária, estima o Governo.

A partir de hoje, está aberto ao autoagendamento para a toma da vacina, sendo que as crianças com comorbilidades terão prioridade na vacinação, independentemente da idade, desde que tenham prescrição médica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+