Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Linhas vermelhas. Subiu para 49 o número de casos da variante Ómicron em Portugal

10 dez, 2021 - 22:51 • Redação

Balanço semanal da DGS e do Instituto Ricardo Jorge indica que, em menos de uma semana, o país poderá ultrapassar os 480 casos por 100 mil habitantes a 14 dias.

A+ / A-

Veja também:


Portugal tem 49 casos identificados da variante Ómicron, da Covid-19, indica o relatório de monitorização das linhas vermelhas da pandemia, da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Ricardo Jorge (INSA).

Trata-se de um aumento de 15 casos, em relação à semana passada. O último balanço dava conta de 37 infeções com a nova variante do SARS-COV2.

O balanço semanal da DGS e do INSA refere que, a manter-se a atual taxa de crescimento a nível nacional, o país poderá ultrapassar em menos de uma semana o limiar dos 480 casos por 100 mil habitantes a 14 dias.

Intensivos com 56% de ocupação

Por outro lado, o relatório das linhas vermelhas da pandemia dá conta de uma subida da pressão sobre os serviços de saúde: o número de internados em Cuidados Intensivos corresponde a 56% do valor crítico definido de 255 camas ocupadas. Na semana passada, o valor era de 50%.

A mortalidade subiu 28% em relação à semana passada: “a 1 de dezembro de 2021, a mortalidade específica por Covid-19 registou um valor de 21,8 óbitos em 14 dias por milhão de habitantes, o que corresponde a um aumento de 28% relativamente à semana anterior (17,0 por milhão de habitantes), e uma tendência crescente”.

É, ainda, renovado o alerta da passada semana, para a necessidade de reforçar a vigilância epidemiológica, virológica e do aproximar da época festiva.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+