Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Portugal enviou mais 453.600 doses de vacinas para Angola

11 dez, 2021 - 20:21 • Lusa

Angola contabiliza, desde março de 2020, mais de 65 mil casos positivos de Covid-19.

A+ / A-

Portugal enviou para Angola mais 453.600 doses de vacinas contra a Covid-19, através da iniciativa Covax (Acesso global às vacinas da Covid-19), anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) português.

"Portugal continua a apoiar Angola na luta contra a pandemia e, dois dias após a última doação, entregou, através do mecanismo COVAX, um lote adicional de 453.600 doses de vacinas contra a Covid-19 (Janssen)", lê-se num comunicado divulgado pelo MNE, este sábado.

Segundo a tutela, com esta doação, "enquadrada na segunda fase do Plano de Ação na resposta sanitária à pandemia Covid-19 entre Portugal e os países africanos lusófonos e Timor-Leste, o total de vacinas enviadas para Angola ascende a mais de um milhão e oitocentas mil doses (1.851.200 doses)".

O MNE recorda que "Portugal assumiu o compromisso político de disponibilizar aos PALOP e a Timor-Leste pelo menos 5% das vacinas contra a covid-19 adquiridas por Portugal, compromisso este que foi reforçado por Portugal durante a Cimeira da CPLP que teve lugar em julho passado em Luanda".

De acordo com dados das autoridades angolanas, até ao fim de semana passado, o cumulativo de pessoas vacinadas em Angola com uma dose era de mais de 6,9 milhões de pessoas, o que corresponde a uma cobertura de 44,27% da população alvo, e as que receberam a dose completa foram de mais de 3,2 milhões, correspondendo a uma cobertura de 20,80%.

Angola contabiliza, desde março de 2020, mais de 65 mil casos positivos de Covid-19.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+