Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cândida Almeida admite que detenção salva imagem da justiça portuguesa

11 dez, 2021 - 12:51 • Pedro Mesquita , João Carlos Malta

A ex-Procurador-Geral da República afirma em declarações à Renascença que o caso não fica bem à justiça, mas que a extradição mostra que as instituições estão a funcionar.

A+ / A-

A ex-Procuradora-Geral da República Cândida Almeida considera que a detenção de João Rendeiro pela Polícia Judiciária, na manhã deste sábado na África do Sul, ajuda a salvar a imagem da justiça portuguesa. A fuga de Rendeiro esteve envolta em muita polémica, com muitas críticas à forma como as autoridades judiciais geriram o caso.

Questionada sobre se a captura do fugitivo emenda o erro e salva a face da justiça em Portugal, Cândida Almeida respondeu: "Claro, penso que sim. Não terá sido o primeiro nem o último, estas pessoas, e sobretudo quem tem possibilidades económicas, tratam de prever estas fugas se as coisas lhe estão a correr mal".

E acrescenta que Rendeiro "teve todo o tempo do mundo para preparar esta fuga poque tinha o dinheiro, tinha os meios, e tinha os contatos".

O ex-banqueiro foi detido esta manhã pela Polícia Judiciária, em Durban, na África do Sul. O ex-presidente do Banco Privado Português (BPP) fugiu de Portugal em setembro para não cumprir as penas aplicadas pelos crimes de burla e falsificação.

A ex-PGR admite que o que aconteceu no caso Rendeiro "não fica bem [à Justiça], mas não é caso único".

No entanto, Cândida Almeida diz que "a extradição é a Justiça a funcionar". "Fugiu, foi lançado a nível internacional o pedido de captura e agora vai seguir-se o processo de extradição, e ele volta, embora com algum atraso e algum espanto".

"Não devia ser assim. Mas finalmente as regras estão a funcionar, a Justiça está a funcionar", admite.

Cândida Almeida disse também ter estado sempre confiante que a detenção de João Rendeiro ocorreria. "Estamos numa aldeia global, tinha a certeza, quanto se pode ter neste mundo da justiça, que ele mais dia ou menos dia, estaria detido", refere.

A mesma enquadra ainda a detenção explicando que hoje "há muito mais consiência de uma cooperaçãoo internacional", depois do terrorismo e do apoio financeiro ao terrorismo.

Em relação à extradição, Cândida Almeida disse que acredita que tudo acontecerá normalmente. "Tem todos os elementos para que isso corra bem, porque ele já está condenado. Não são suspeitas, são certezas", rematou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luiz
    11 dez, 2021 SANTO ANTÓNIO DOS CAVALEIROS 14:31
    Mediocridade, Candida, Vidalha e restante escumalha do MP e da Justiça que só faltou escoltarem o Rendeiro ao avião para a fuga.Este aparente sucesso é e só mérito da Policia Judiciaria.

Destaques V+