Tempo
|
A+ / A-

Marcelo condecora Angela Merkel “pela extraordinária contribuição” para a UE

09 dez, 2021 - 11:21 • Marta Grosso

A chanceler esteve 16 anos à frente dos destinos da Alemanha. Foi substituída na quarta-feira por Olaf Scholz.

A+ / A-

O Presidente da República condecorou a antiga chanceler alemã Angela Merkel com o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique.

O comunicado divulgado na página da Presidência explica que Marcelo Rebelo de Sousa decidiu condecorar a antiga líder alemã “pela sua extraordinária contribuição para a União Europeia, desbravando novos caminhos de construção de solidariedade, bem-estar e diálogo entre os Estados-membros, para o bem dos povos da Europa e para além, num quadro de multilateralismo ativo”.

“O Presidente aproveita ainda para saudar o novo chanceler, Olaf Scholz, e o novo Governo alemão, desejando a continuação das excelentes relações com Portugal”, conclui o texto.

Angela Merkel esteve à frente da Alemanha durante 16 anos (de 2005 a 2021) e foi líder da União Democrata-Cristã, um partido do centro-direita, de 2000 a 2018.

Entre os parceiros europeus, foi descrita como a líder “de facto” da União Europeia, a mulher mais poderosa do mundo e a “líder do mundo livre”.

O sucessor, Olaf Schoz, foi empossado na quarta-feira, com a pandemia como grande desafio. Combater a nova onda de Covid-19 na Alemanha é o seu grande objetivo.

Ao nível europeu, o novo Governo alemão quer mais Europa: um "Estado federal europeu, organizado de forma descentralizada", com mais poderes para o Parlamento em Estrasburgo.

Durante a campanha, o novo chanceler frisou que a Europa faz parte do ADN da República Federal e disse que a Alemanha tem a obrigação histórica de servir de intermediária entre o Leste e o Oeste do continente, o Norte e o Sul.

Ao contrário de Angela Merkel, que pediu aos parceiros europeus para fazerem os trabalhos de casa, Scholz promete não "ficar a um canto" a "comentar o que os outros podem melhorar".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+