Tempo
|
A+ / A-

Linha do Algarve. Descarrilamento de comboio provocado por parafuso no carril

09 dez, 2021 - 15:06 • Lusa

Polícia Judiciária está a investigar as circunstâncias do descarrilamento.

A+ / A-

O descarrilamento de um comboio regional na segunda-feira entre Olhão e a Fuseta, no Algarve, sem provocar feridos, terá sido alegadamente provocado por um parafuso colocado sobre o carril, disse à agência Lusa uma fonte policial.

Uma fonte da PJ de Faro acrescentou que estão a ser investigadas as circunstâncias do descarrilamento.

O comboio, que "descarrilou em plena via", imobilizou-se "cerca de 200 metros depois do local de início do descarrilamento", segundo um comunicado disponível no site do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF).

Segundo a mesma nota, "na sequência da receção da notificação do gestor da infraestrutura poucos minutos depois da ocorrência, o GPIAAF mobilizou imediatamente o investigador de prevenção para o local do descarrilamento, conforme os procedimentos deste gabinete".

No entanto, após ter reunido a informação necessária, o GPIAAF "decidiu não haver lugar à abertura de investigação no quadro das suas competências legais, por se ter constatado que o descarrilamento resultou diretamente de intervenção externa ao sistema ferroviário", prossegue a nota.

Segundo o GPIAAF, o assunto foi "entregue às autoridades judiciárias competentes".

O descarrilamento obrigou à interrupção da circulação ferroviária na Linha do Algarve, entre Olhão e a Fuseta, entre as 15h27 de segunda-feira e as 8h22 de terça-feira, segundo adiantou na altura a Infraestruturas de Portugal (IP).

O comboio fazia a ligação entre Faro e Vila Real de Santo António, tendo sido registados "apenas danos materiais", de acordo com a IP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+