Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Vacinação 5-11 anos. "Seria absurdo que um grupo de médicos estragasse a festa"

08 dez, 2021 - 00:55 • André Rodrigues

Presidente do colégio da especialidade de Pediatria da Ordem dos Médicos manifesta reservas em relação ao processo que levou à recomendação, pela DGS, da vacinação de crianças a partir dos 5 anos. "Pedir aos pais que decidam sobre um assunto que exige conhecimentos específicos, parece-me injusto”, avisa Jorge Amil Dias.

A+ / A-

Veja também:


O presidente do colégio de Pediatria da Ordem dos Médicos (OM) critica o processo que culminou, esta terça-feira, com a recomendação, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), da vacinação de crianças dos 5 aos 11 anos.

Em declarações à Renascença, Jorge Amil Dias lamenta que a discussão técnica em torno desta decisão tenha sido mais dominada pela falta de consenso entre especialistas do que pelo esclarecimento aos pais que, agora, têm nas suas mãos a decisão de vacinar, ou não, os filhos.

“Trazer para a praça pública esta discussão dos que são a favor e dos que são contra não terá sido muito útil e coloca um peso e uma ansiedade nos pais que é quase insuportável. Pedir aos pais que, de informação médica têm muito pouco ou nada, decidam sobre um assunto que exige conhecimentos específicos, parece-me injusto”, argumenta o pediatra.

Sem se referir diretamente à diretora-geral da Saúde, Amil Dias ironiza, dizendo que “seria um absurdo que, depois da expectativa que se criou e das personalidades que já sinalizaram o prazer que teriam em anunciar a recomendação da vacina, viesse agora um grupo de médicos estragar a festa”.

Por outro lado, o presidente do colégio de Pediatria da OM refuta o argumento, que tem vindo a público, da necessidade de vacinar as crianças mais pequenas, dada a proximidade dos convívios de Natal, com familiares próximos, avós incluídos.

Jorge Amil Dias diz, até, que esse raciocínio, segundo o qual a inoculação de crianças mais pequenas ajuda a evitar a propagação da Covid-19, é “um alegado argumento um pouco questionável”.

A avaliação sobre a imunização Covid, prossegue, deve ter em conta “o risco individual da criança”, porque “há situações em que a ocorrência de uma infeção desequilibra gravemente uma doença crónica que uma criança possa ter ou a medicação que uma criança possa estar a cumprir por determinada doença crie um risco infecioso acrescido”.

“Da mesma maneira que, nessas crianças, frequentemente aconselhamos a vacina da gripe – o que não se faz por sistema em todas as crianças – também nesses casos recomendamos todas as vacinas que tenham um perfil de risco mais pequeno do que o perfil de risco associado à doença crónica que a criança tem”, sublinha.

Recomendação da DGS não impede pediatras de desaconselhar a vacina

Jorge Amil Dias lembra que a recomendação emitida nesta terça-feira pela DGS não significa que os pediatras tenham de convencer os pais a vacinar as suas crianças nem os impede de desaconselhar a administração da vacina, se assim o entenderem.

“O que há é uma recomendação da autoridade de saúde. Sobre a decisão de recomendação que cada médico fará aos pais das crianças, é um assunto individual e a decisão é tomada individualmente. Haverá situações em que a criança terá um risco ou um contexto diferente e poderá justificar uma decisão e, meia hora depois, outra criança, noutro contexto, poderá justificar uma recomendação de sentido diferente”, sublinha Jorge Amil Dias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+