Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. DGS recomenda vacinação das crianças com mais de 5 anos

07 dez, 2021 - 15:54 • Marta Grosso

A vacina em causa é a da Pfizer (“Comirnaty”) e a prioridade são os menores com doenças “consideradas de risco para a Covid-19 grave”.

A+ / A-

Veja também:


A Direção-Geral de Saúde decidiu recomendar a vacinação das crianças entre os 5 e os 11 anos contra a Covid-19, dando prioridade às que sofrem com doenças “consideradas de risco para Covid-19 grave”, refere o comunicado divulgado nesta terça-feira.

A vacina recomendada é a “Comirnaty”, do consórcio Pfizer/BoiNTech, “que tem parecer positivo da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para a formulação pediátrica, à data”.

A Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 (CTVC) “considerou, com base nos dados disponíveis, que a avaliação risco-benefício, numa perspetiva individual e de saúde pública, é favorável à vacinação das crianças desta faixa etária”, refere a nota.

A DGS lembra que “o número de novos casos em crianças tem vindo a aumentar” e que, apesar de “a doença nestas faixas etárias” ser “geralmente ligeira, existem formas graves de Covid-19 em crianças”.

“O risco de hospitalização é maior em crianças com doenças de risco, contudo, muitos dos internamentos ocorrem em crianças sem doenças de risco”, lê-se ainda.

A recomendação agora conhecida levou também em consideração o parecer do grupo de especialistas em pediatria e saúde infantil, diz o comunicado.

A comissão técnica (CTVC) defende o acompanhamento da situação epidemiológica, da evidência científica e das recomendações dos Estados-membros sobre esta vacinação, alertando que “a recomendação pode ser alterada sempre que se justifique, nomeadamente, caso venham a ser conhecidos mais dados sobre novas variantes”.

Para dia 10 de dezembro, sexta-feira, está marcada uma conferência de imprensa para esclarecimentos técnicos adicionais e informações sobre o calendário de vacinação e respetiva logística.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, revelou na segunda-feira que as primeiras 300 mil vacinas anticovid-19 para crianças dos 5 aos 11 anos, do consórcio farmacêutico BioNTech/Pfizer, chegam a Portugal em 13 de dezembro.

"Vão chegar cerca de 300 mil vacinas no dia 13 de dezembro e, depois, durante o mês de janeiro, chegarão mais 400 mil vacinas, o que, para esta população, será suficiente", disse António Lacerda Sales, tendo feito notar que "é uma vacinação diferente porque é por unidose, de 10 microgramas, cerca de um terço da dose de um adulto".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    08 dez, 2021 évora 00:16
    Quando nas escolas se quer a todo o custo igualar o género , depois aparecem estas ideologias macábras que vão desgraçar , dividir e sugar a personalidade de uma criança menor que não se sabe defender por si , contra ataques de bullying e porque certamente não vão estar todas vacinadas e as não vacinadas vão carregar todo um peso contra elas no apontamento de culpas por terceiros , divisão e exclusão . O que estão hoje a fazer em Portugal vai trazer consequências trágicas no desenvolvimento pessoal de uma criança e vai certamente ser uma tragédia para muitos e muitas que apenas querem ser diferentes .

Destaques V+