Tempo
|
A+ / A-

Número de crianças adotadas atinge novo mínimo em cinco anos

05 dez, 2021 - 11:20

Em 2015 foi aprovada legislação destinada a facilitar o processo de adoção.

A+ / A-

O número de crianças adotadas voltou a cair pelo quarto ano consecutivo e atingiu um novo mínimo. Em 2020 apenas foram adotadas 186 crianças, segundo o jornal Público.

O relatório da Comissão Nacional para a Adoção não associa esta quebra às restrições impostas pela Covid-19, mas também não avança pistas para entender o fenómeno.

Escreve o jornal que por ano, cerca de 630 crianças no sistema de acolhimento têm a adoção em perspetiva, mas só 220, em média, são adotadas. Entre 2016 e 2020, sentenças de adotabilidade decididas pelos tribunais caíram para metade.

No ano passado, 186 crianças tiveram essa sentença decretada pelo juiz, cerca de metade das 361 em iguais circunstâncias em 2016.

Em 2015 foi aprovada legislação destinada a facilitar o processo de adoção.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+