Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Oito mil casos diários implicam mais medidas para controlar a pandemia, dizem Médicos de Saúde Pública

01 dez, 2021 - 23:59 • João Malheiro

Número foi perspetivado pela diretora-geral da Saúde, esta quarta-feira. Gonçalo Tato Borges explica que este cenário é de "sobrecarga" para os cuidados de saúde primarios.

A+ / A-

O vice-presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP) avisa que, se Portugal atingir oito mil casos diários de infeção por Covid-19, como perspetivou a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, implica "novas medidas restritivas" e que as atuais "falharam".

"Se, de facto as medidas implementadas, não mudar a trajetória de novos casos, daqui a 14 dias, significará algum tipo de atenção redobrada e novas medidas", diz, à Renascença.

Gonçalo Tato Borges explica que só daqui a duas semanas é que podemos ver os efeitos das medidas que entraram em vigor, esta quarta-feira, mas que um resultado adverso implica uma "sobrecarga nos cuidados de saúde primários".

"As unidades de saúde pública não fariam mais nada do que acompanhamento de casos Covid-19 e não teriam capacidade para fazer inquérios epidemiológicos a todos os casos", aponta.

"Os internamentos poderão a aumentar. É expectável que os casos graves aumentem, mas não haverá, em princípio, uma situação tão dramática quanto a do ano passada", acrescenta, ainda.

O vice-presidente da ANMSP defende, no entanto, que as medidas atuais "são acertadas" e, por isso, seria "triste" se falhassem.

"Era uma demonstração que os portugueses não estariam a assumir esta pandemia com a seriedade devida. Temos de ter cautela e reduzir os nossos contactos sociais, para termos um Natal mais controlado e não assistirmos a uma explosão de casos em janeiro", apela.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    02 dez, 2021 ILHAVO 09:28
    Mas com "roda livre" no "coice na bola" e discotecas, poderemos não ter que esperar muito até soar o alarme, ... e depois poderá já ser tarde para nos queixarmos. [É pô-los a pagar os tratamentos dos que lá se infectarem e de todos os que por eles forem infectados. E, se ficarem muito chateados, queixem-se ao Pai Natal!]

Destaques V+