Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Médicos em formação obrigados a gerir circuito Covid-19 no Hospital da Guarda

01 dez, 2021 - 20:26 • João Malheiro

Médicos não têm "capacidade nem autonomia para ficarem responsáveis por estas áreas", avalia sindicato.

A+ / A-

O Sindicato Independente dos Médicos alerta que o Hospital da Guarda está a obrigar médicos em formação a serem responsáveis pelo circuito paralelo de Covid-19, daquela unidade de saúde.

"São médicos internos, em formação, que não têm capacidade, nem autonomia, para ficarem responsáveis por estas áreas", diz Jorge Roque da Cunha, presidente do SIM, à Renascença.

Esta situação "repete-se" no Hospital da Guarda e "não é possível ser reproduzida por muito mais tempo", porque senão "vai colocar-se em risco a saúde dos doentes", avisa o Sindicato.

"Não é possível fazer um SNS sem ter médicos. Têm demonstrado uma enorme resiliência. Muitos deles com mais de 50 anos e muitas horas extraordinárias em cima", critica Jorge Roque da Cunha.

Devido a falta de médicos, a urgência da Unidade Local de Saúde do Hospital da Guarda esteve parcialmente encerrada e só assegurou apoio a doentes críticos ou em risco de vida, entre as 00h00 e as 08h00 da manhã, desta quarta-feira.

O sindicalista critica a diretora clínica do Hospital da Guarda por se "recusar a encarar o problema".

"O nosso apelo junto do Conselho de Administração e junto do Governo é que encarem o problema. Esta situação está a generalizar-se pelo país e, se nada for feito, o Serviço Nacional de Saúde não vai sobreviver", apela.

A Renascença tentou obter uma resposta da Unidade Local de Saúde do Hospital da Guarda, mas tal não foi possível.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+