Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Bares e discotecas com máscara obrigatória apenas para funcionários

01 dez, 2021 - 06:54 • Redação

A Direção-Geral de Saúde atualizou a norma referente a estes estabelecimentos. Máscara não é exigida aos clientes.

A+ / A-

Veja também:


A Direção-Geral da Saúde (DGS) clarifica que as máscaras são obrigatórias em discotecas e bares só para os respetivos funcionários, durante a situação de calamidade que entra agora em vigor.

A orientação da DGS publicada na internet, especificamente para esses espaços, foi alvo de uma atualização.

No documento, entre as medidas a adotar, lê-se: “promover o uso obrigatório de máscara facial pelos trabalhadores”, sem mencionar os clientes, que ficam, no entanto, obrigados a apresentar certificado digital e teste negativo.

A orientação atualizada pela DGS refere ainda que deve ser assegurada “uma boa ventilação dos espaços, preferencialmente com ventilação natural, através da abertura de portas ou janelas. Pode também ser utilizada ventilação mecânica de ar (sistema AVAC – Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado). Nestes casos deve ser garantida a limpeza e manutenção adequadas".

As novas regras incluem ainda “dispensadores de produto desinfetante de mãos localizados perto da entrada do estabelecimento e noutros locais convenientes e acessíveis associados a disponibilização de informação explicativa”, segundo a DGS.

A situação de calamidade em Portugal Continental vai manter-se até ao dia 20 de março de 2022.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+