Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Variante Ómicron. Portugal tem quase metade dos casos na Europa

29 nov, 2021 - 15:14 • Redação, com Lusa

Centro de Prevenção e Controlo das Doenças confirma um total de 33 casos da variante Ómicron no espaço europeu.

A+ / A-

Veja também:


Um total de 33 casos da variante Ómicron do SARS-CoV-2, considerada de preocupação, foram até agora detetados na União Europeia e Espaço Económico Europeu (UE/EEE), avança o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).

Com 13 casos confirmados entre jogadores e staff da equipa de futebol da Belenenses SAD, Portugal tem quase metade das infeções pela variante Ómicron registadas até agora em território europeu.

Numa atualização epidemiológica publicada ao início da tarde, que tem por base dados facultados ao ECDC pelos Estados-membros da UE/EEE até às 12h30 (hora de Bruxelas, menos uma em Portugal), um total de "33 casos confirmados da variante de preocupação Ómicron foram comunicados por oito países".

Além de Portugal, a nova variante do coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, foi detetada na Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Alemanha, Itália e Holanda, adianta o ECDC, que cita "informações de fontes públicas", como autoridades de saúde.

O centro europeu explica que "todos os casos confirmados têm um historial de viagens para países africanos, tendo alguns efetuado voos de ligação para outros destinos entre África e a Europa".

Acresce que "todos os casos para os quais existe informação disponível sobre gravidade foram assintomáticos ou ligeiros", não tendo sido ainda comunicados até à data "casos graves nem mortes entre estes casos", assinala esta agência europeia.

O ECDC conclui que existem ainda "vários [outros] casos prováveis de toda a região, mas estes estão ainda a ser investigados".

A estes somam-se casos detetados fora da UE/EEE, em territórios como Austrália, Botswana, Canadá, Hong Kong, Israel, África do Sul e Reino Unido, de acordo com a mesma atualização epidemiológica do ECDC.

A covid-19 provocou pelo menos 5.197.718 mortos mortes em todo o mundo, entre mais de 260,81 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.430 pessoas e foram contabilizados 1.144.342 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

Portugal regista esta segunda-feira 13 mortes por Covid-19 e 1.635 novos casos, indica o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

Uma nova variante, a Ómicron, foi recentemente detetada na África do Sul e, segundo a Organização Mundial da Saúde, o "elevado número de mutações" pode implicar uma maior infecciosidade.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+