Tempo
|
A+ / A-

Detidas 21 pessoas com excesso de álcool a conduzir trotinetes

29 nov, 2021 - 10:58 • Lusa

PSP apela a quem utiliza estes veículos para que o faça com respeito pelos utentes da via pública, quer para a sua segurança quer para a segurança de terceiros.

A+ / A-

Até 15 de novembro, a PSP deteve 21 pessoas por condução de trotinetes com taxa de alcoolemia igual ou superior a 1,2 gramas/litro, mais do que triplicando as detenções do ano anterior.

Numa resposta enviada à Lusa, a PSP revelou que os condutores de trotinetes têm sido alvo "tanto de ações de fiscalização, como de sensibilização" por parte das autoridades, acompanhando a tendência de aumento da utilização de trotinetes e as consequentes questões relativas à segurança rodoviária.

Em 2019, ano em que verificou um aumento exponencial da utilização/circulação deste tipo de veículos, foram detidos 50 cidadãos e, em 2020, considerando as restrições do contexto pandémico, foram detidas seis.

Segundo as autoridades, o aumento deste ano está relacionado "com o aliviar das medidas de contenção pandémica e o retorno à dita 'normalidade'".

No contexto de infrações relacionadas com a condução de trotinetas sob a influência de álcool, a PSP registou oito contraordenações em 2017, quatro em 2018, 21 em 2019, 10 em 2020 e 14 entre janeiro e outubro 2021.

A PSP apelou a todos os cidadãos que diariamente ou casualmente utilizam estes veículos para que o façam com respeito pelos utentes da via pública, quer para a sua segurança quer para a segurança de terceiros.

Plataforma lança teste antes de desbloquear veículo

A Bolt, plataforma que junta na sua aplicação móvel TVDE, trotinetes e bicicletas, desenvolveu uma inovação tecnológica para testar se o utilizador de uma trotinete elétrica está alcoolizado, podendo impedi-lo de desbloquear o veículo e fazer a viagem.

Esta funcionalidade irá estar operacional entre as 00h00 e as 6h00 e será "um teste de reação em que será medido o tempo em que se responde a um 'jogo' para avaliar se a pessoa está em condições para conduzir em segurança".

Na aplicação do telemóvel, após escolher a viagem de trotinete, o utilizador irá ter de fazer um jogo (com a imagem de um capacete) que irá aparecer no ecrã, sendo pedido que se toque na imagem de forma a medir o tempo de reação entre o surgimento do capacete e o ato de tocar no mesmo.

Se a reação for considerada muito lenta, a aplicação recomenda que seja pedido um TVDE (transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica) e bloqueia a escolha da opção trotinete.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+