Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Portugal continental e Açores considerados de risco elevado para viagens na UE

25 nov, 2021 - 16:05 • Lusa

Todas as regiões de Portugal estão neste momento na categoria vermelho no mapa do ECDC.

A+ / A-

Veja também:


Portugal continental e os Açores foram colocados esta quinta-feira na categoria de risco elevado para Covid-19 no mapa do Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), que suporta decisões sobre viagens na União Europeia, juntando-se à Madeira.

Portugal continental e Açores considerados de risco elevado para viagens na UE

Depois de, na semana passada, a Madeira ter recuado da categoria laranja para a vermelha neste mapa (que segue um sistema de semáforos), esta quinta-feira foi a vez de Portugal continental e dos Açores verem a classificação piorada, passando para o vermelho, que significa risco elevado para a propagação da pandemia.

A categoria vermelho – na qual estão agora todas as regiões de Portugal – no mapa do ECDC significa que, nestas regiões europeias, a taxa cumulativa de notificação de casos de infeção nos últimos 14 dias varia de 75 a 200 por 100 mil habitantes ou é superior a 200 e inferior a 500 por 100 mil habitantes e a taxa de positividade dos testes é de 4% ou mais.

O mapa do ECDC combina as taxas de notificação de casos de Covid-19 nos últimos 14 dias, o número de testes realizados e o total de positivos, e é atualizado semanalmente, à quinta-feira.

Na atualização desta quinta-feira, a Europa está praticamente toda coberta a vermelho e a vermelho-escuro, no dia em que ultrapassou as 1,5 milhões de mortes associadas à Covid-19 e quando vários países do continente estão a repor as restrições para tentar travar as contaminações recorde.

Este mapa da agência europeia segue um sistema de semáforos sobre a propagação da Covid-19 na UE, a começar no verde (situação favorável), passando pelo laranja, vermelho e vermelho escuro (situação muito perigosa), e serve de auxílio aos Estados-membros sobre as restrições a aplicar às viagens no espaço comunitário.

Em fevereiro passado, e devido ao elevado número de infeções com o coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença Covid-19, Portugal chegou mesmo a estar na categoria vermelho escuro dos mapas do ECDC, usada para zonas onde o vírus circula a níveis muito elevados.

Em meados de junho, o Conselho da UE adotou uma recomendação para abordagem coordenada nas viagens, propondo que vacinados e recuperados da Covid-19 não sejam submetidos a medidas restritivas como quarentenas ou testes.

A Covid-19 provocou pelo menos 5.165.289 mortes em todo o mundo, entre mais de 258,29 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.385 pessoas e foram contabilizados 1.133.241 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Diogo Sousa
    25 nov, 2021 Oeiras 16:28
    É estranho que isto aconteça no país mais vacinado da Europa...

Destaques V+