Tempo
|
A+ / A-

Governo contrata veterinários para apoiar bem-estar dos animais de companhia

22 nov, 2021 - 08:41 • Maria João Costa , Olímpia Mairos

Uma em cada duas famílias em Portugal tem um animal de companhia.

A+ / A-

O Governo contrata esta segunda-feira 20 veterinários para dar apoio ao bem-estar dos animais de companhia, depois de no início deste ano estas competências terem passado para o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Foi atribuído um financiamento superior a 10 milhões de euros para serem investidos no bem-estar dos animais, através das autarquias locais e das associações zoófilas.

À Renascença, o ministro do Ambiente explica que as prioridades deste financiamento são “identificar, ter a maior informação sobre todos os animais que existem, estabilizar para garantir a sua não multiplicação, adotar e criar formas de levar responsavelmente estes animais a conviverem com famílias e envolver ao máximo todas as entidades do setor onde as autarquias e as associações zoófilas têm um papel primacial”.

Matos Fernandes lembra ainda que uma em cada duas famílias em Portugal tem um animal de companhia.

O Sistema de Identificação de Animais de Companhia tem "cerca de 2,75 milhões de registos", o que significa que mais de metade das famílias portuguesas têm animais, que são, muitas vezes, a única fonte de companhia e afeto de idosos e pessoas em situação de exclusão social.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+