Tempo
|
A+ / A-

Açores sob aviso laranja devido a previsão de chuva forte

21 nov, 2021 - 15:39 • Lusa

O aviso laranja é o terceiro numa escala de quatro de avisos meteorológicos e representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

A+ / A-

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou, ao início da tarde deste domingo, para laranja o aviso de chuva, por vezes forte, nos grupos Central e Oriental dos Açores até ao início da manhã de segunda-feira.

O IPMA alerta para a possibilidade de valores acumulados de precipitação entre 20 a 40 litros por metro quadrado numa hora "em algumas zonas dos grupos Central e Oriental" dos Açores.

Num comunicado enviado esta tarde às redações, a delegação dos Açores do IPMA explica que "a depressão com um sistema frontal associado, que tem afectado o estado do tempo nas últimas horas em todas as ilhas do arquipélago está a intensificar-se".

Segundo o mesmo comunicado assinado pela meteorologista da delegação dos Açores do IPMA, Carolina Medeiros, prevê-se que possam ocorrer valores acumulados de precipitação entre 20 a 40 l/m2 em 1 hora em algumas zonas dos Grupos Central e Oriental".

O IPMA já tinha colocado as nove ilhas dos Açores sob aviso amarelo por causa das previsões de precipitação, por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada.

Numa nova atualização emitida ao início da tarde de hoje, o IPMA coloca sob aviso laranja as ilhas dos grupos Oriental (São Miguel e Santa Maria) e Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) entre as 13:00 locais (14:00 em Lisboa) de hoje e as 08:00 locais (09:00 em Lisboa) de segunda-feira.

O aviso laranja é o terceiro numa escala de quatro de avisos meteorológicos e representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção para estas situações meteorológicas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+