Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

CGTP espera milhares em manifestação deste sábado por melhores salários

20 nov, 2021 - 13:25 • Lusa

Manifestação decorrerá entre o Marquês de Pombal e os Restauradores. Trabalhadores lutam pelo aumento geral dos salários e das pensões e por melhores condições de vida, incluindo 35 horas para todos sem redução de salário.

A+ / A-

A CGTP prevê a participação de milhares de trabalhadores de todo o país na manifestação nacional que se realiza hoje, em Lisboa, pelo aumento geral dos salários e por melhores condições de vida e de trabalho.

"Avançar é Preciso! Aumento geral dos salários - 35 horas para todos - erradicar a precariedade - Defender a contratação coletiva", é o lema da manifestação que decorrerá entre o Marquês de Pombal e os Restauradores.

A CGTP marcou este protesto porque considera "urgente dar resposta às reivindicações dos trabalhadores, do setor público e do privado, resolvendo os problemas estruturais do mundo do trabalho - há muito identificados -, e cuja resolução se tem arrastado ao longo dos anos - baixos salários, precariedade, desregulação dos horários, normas gravosas da legislação laboral, entre outros".

Segundo a central sindical, a situação atual "exige a adoção de uma política que valorize o trabalho e os trabalhadores, nomeadamente com o aumento geral dos salários e das pensões, a valorização das carreiras e profissões, a erradicação da precariedade, as 35 horas para todos sem redução de salário e o combate à desregulação dos horários, a revogação das normas gravosas da legislação laboral".

Por todos estes motivos, são esperados "muitos milhares de trabalhadores na manifestação nacional, para exigir um novo rumo para o país", disse à agência Lusa Ana Pires, da Comissão Executiva da Intersindical.

"Esperamos a adesão de trabalhadores de todos os setores e distritos, porque foi feita uma mobilização com base nos problemas laborais vividos em cada empresa ou local de trabalho", afirmou Ana Pires.

A CGTP reivindica um aumento de 90 euros para todos os trabalhadores e a fixação de 850 euros para o salário mínimo nacional a curto prazo como forma de fomentar o crescimento económico.

Os participantes na manifestação de sábado vão desfilar entre a praça Marquês de Pombal e a dos Restauradores, onde a secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha, fará a sua intervenção político-sindical.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sara
    20 nov, 2021 Lisboa 16:19
    Em vez de reduzir a carga horário laboral e aumentar os ordenados, ou seja, dar melhores condições de vida, preferem ir buscar trabalhadores lá fora. Porque será que não entendem isso?!

Destaques V+