Tempo
|
A+ / A-

Lisboa recebe o primeiro café que forma e emprega pessoas com trissomia 21 e autismo

19 nov, 2021 - 07:13 • Ana Lisboa

Após conquistar Rennes, Paris e Bordéus, o Café Joyeux abre portas este sábado, 20 de novembro, na Calçada da Estrela.

A+ / A-

Vai abrir em Lisboa, na Calçada da Estrela, mesmo em frente à Assembleia da República, o primeiro café-restaurante solidário e inclusivo.

De origem francesa, o 1º Café Joyeux vai dar formação e emprego a pessoas com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento, como por exemplo, a trissomia 21 ou o autismo.

Trata-se de um conceito inovador, que surgiu em 2017 pelas mãos de Yann e Lydwine Bucaille.

Os fundadores desta cadeia de restauração dizem que a missão do projeto "é tornar a diferença visível, promover a integração social e proporcionar ofertas de emprego a pessoas que se encontram afastadas do meio laboral".

Na sequência de um acordo celebrado entre a Fundação Émeraude Solidaire e a Associação VilacomVida, nasce assim o primeiro franchising da marca Café Joyeux fora de França.

A Associação VilacomVida tem como objetivo "a criação de cinco a sete cafés-restaurantes JOYEUX em território português até 2026, permitindo desta forma o emprego de perto de uma centena de colaboradores Joyeux", informa a instituição.

O Joyeux permite a cada colaborador "ganhar confiança, experiência e sentir-se parte verdadeiramente integrante da empresa, uma vez que todos os processos e receitas são pensados de raiz para promover a sua autonomia".

A abertura do café em Portugal acontece na véspera do encerramento da 25.ª edição da Semana Europeia da Empregabilidade de Pessoas com Deficiência.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+