Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal aumenta em 8% reciclagem de embalagens

18 nov, 2021 - 08:00 • Lusa

O setor das embalagens é o único fluxo de resíduos urbanos a cumprir as metas nacionais para a reciclagem.

A+ / A-

Até outubro, Portugal reciclou mais 8% de embalagens do que em igual período do ano passado, num total de 400 mil toneladas, indicam números da Sociedade Ponto Verde (SPV).

O setor das embalagens é o único fluxo de resíduos urbanos a cumprir as metas nacionais para a reciclagem.

No comunicado diz que o aumento de reciclagem "vem reforçar o posicionamento das embalagens enquanto fluxo de resíduos urbanos a cumprir as metas nacionais para a reciclagem, recentemente reconhecido no relatório oficial das autoridades".

E acrescenta que o desempenho do setor "reflete o contributo" articulado da SPV com as empresas embaladoras e sistemas de recolha e gestão de resíduos.

"A sensibilização ao consumidor para a reciclagem faz parte da chave de sucesso para um fluxo de resíduos organizado e com resultados relevantes para a proteção ambiental e cumprimento das metas", indica-se no comunicado.

A SPV, que celebra 25 anos este mês, é uma instituição privada sem fins lucrativos que organiza e gere a retoma e valorização de resíduos de embalagens. Tem como um dos grandes objetivos a sensibilização e a educação para as melhores práticas ambientais.

De acordo com Ana Isabel Trigo de Morais, presidente da SPV, citada no comunicado, as metas de reciclagem de embalagens urbanas (55%) são cumpridas e até ultrapassadas.

"Mas pela frente temos o ambicioso objetivo de chegar aos 65% de reciclagem de todas as embalagens colocadas no mercado até 2025", avisa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+