Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Desmantelada rede internacional dedicada ao furto de veículos no estrangeiro

17 nov, 2021 - 10:59 • Olímpia Mairos

Viaturas eram furtadas em França e na Suíça e enviadas para Portugal para serem desmanteladas e vendidas às peças.

A+ / A-

A GNR desmantelou uma rede que se dedicava ao furto, recetação e viciação de viaturas, na zona centro e norte do país.

Nesta operação foi detido um homem de 69 anos por posse de armas proibidas, e foram constituídos arguidos cinco homens, com idades compreendidas entre os 35 e os 56 anos.

Foram também apreendidas 14 viaturas de alta cilindrada, várias matrículas associadas a veículos furtados, documentos de identificação de veículos furtados, três máquinas de diagnóstico de veículos, conjuntos de punção para viciação dos números de chassis, três telemóveis, diverso material informático, duas caçadeiras, 47 cartuchos, uma pistola de alarme, uma pressão de ar, entre outros.

Segundo a GNR, no âmbito das investigações foi possível “apurar a existência de um esquema com origem em França e na Suíça, onde são furtados ou dados como furtados veículos de alta cilindrada, sendo esses veículos transportados para Portugal, onde são rececionados e desmantelados para depois serem vendidos em peças, ou vendidos com outras matrículas, que configuram os crimes de furto qualificado, burla a seguros, recetação, falsificação e fraude fiscal”.

A investigação, que decorria desde março, deu origem a uma operação em vários pontos do país, envolvendo militares da Guarda Nacional Republicana de Viseu, Aveiro, Braga e da Guarda.

A operação abrangeu os concelhos de São Pedro do Sul, Viseu, Mangualde, Sernancelhe, Vagos, Vila Nova de Famalicão, Celorico de Basto e Seia, tendo sido “dado cumprimento a sete mandados de busca domiciliária e a 252 buscas não domiciliárias, nomeadamente em oficinas e em locais onde os visados possuíam os veículos parqueados”, lê-se no comunicado.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+