Tempo
|
A+ / A-

95% das escolas encerradas. "É, provavelmente, a greve que fechou mais escolas"

12 nov, 2021 - 14:21 • Cristina Nascimento com Lusa

Frente Comum considera que a paralisação desta sexta-feira é "um enorme sucesso" e a CGTP diz que "é um grande sinal" para o Governo e para o patronato.

A+ / A-

A greve desta sexta-feira terá encerrado cerca de 95% das escolas e foi provavelmente a greve da Administração Pública que encerrou mais escolas, afirmou o dirigente da FENPROF, Mário Nogueira, num balanço a meio da manhã.

"Pelos menos 95% estão encerradas (..) e é provavelmente a greve que fechou mais escolas no nosso país", afirmou o dirigente sindical, numa declaração pública sobre os efeitos da paralisação, em Lisboa.

Mário Nogueira adiantou que a participação dos professores no protesto "é elevadíssima", e que só nos próximos dias serão divulgados dados mais precisos sobre a adesão ao protesto.

Ouvido pela Renascença, o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas. Filinto Lima, diz não ter acesso ao número de escolas encerradas, mas considera que a paralisação dos assistentes operacionais são os principais responsáveis pelo impacto da greve.

"Isto é fácil de explicar. Muitas vezes numa escola faltando um ou dois assistentes operacionais, a escola não pode abrir, porque eles já são poucos nos estabelecimentos de ensino e portanto ficam mesmo diminutos. O fecho das escolas deve-se, na minha opinião, mais à greve dos assistente operacionais do que à greve dos professores", diz.

"Enorme sucesso", diz Frente Comum

Já o coordenador da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, Sebastião Santana, classificou como "um enorme sucesso" a greve desta sexta-feira da função pública, marcada pela estrutura sindical da CGTP, em protesto pelo que os sindicatos consideram um desinvestimento nos serviços públicos.

"Os trabalhadores da Administração Pública hoje, de norte a sul do país, desde a escola aos serviços de finanças e segurança social, prisões (..) há relatos que provam a adesão de muitos e muitos milhares de trabalhadores a esta greve", afirmou Sebastião Santana.

A secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha, reafirmou que o chumbo do Orçamento do Estado (OE) não impede a negociação de melhores condições para os trabalhadores, como combater a precariedade, e disse que o Governo "está em plenas funções" e "pode obviamente tomar um conjunto vastíssimo de decisões" e executar o OE para este ano.

"Esta adesão massiva dos trabalhadores da Administração Pública à greve que a Frente Comum convocou é bem demonstrativa que os trabalhadores não aceitam continuar a ser tratados desta forma, sem haver valorização do seu trabalho e carreiras há uma dezena de anos, o que é inaceitável", acrescentou a secretária-geral.

Isabel Camarinha disse ainda que a greve de hoje "é um grande sinal", para o Governo e para o patronato, e lembrou que em 20 de novembro "todos" os trabalhadores vão estar numa grande manifestação nacional em Lisboa, para pedir respostas aos problemas dos trabalhadores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Desabafo Assim
    12 nov, 2021 Porto 19:42
    O ordenado mínimo encontra-se escandalosamente próximo de uma pensão de sobrevivência e são estes que seguram a escola para lá da docência. Estranho a Formação Cívica e a Cidadania Responsável, trabalho igual e ordenados tão dispares, nem se podem considerar diferentes, opostos no estrato social e a matéria prima é a mesma, os filhos do povo, da raia miúda, da plebe.

Destaques V+