Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vacinação Covid-19. Casa Aberta no fim de semana para maiores de 80 anos

11 nov, 2021 - 11:15 • Anabela Góis , Marta Grosso

O objetivo é acelerar o ritmo de vacinação dos mais idosos. Profissionais de saúde começam a receber a terceira dose na próxima segunda-feira. Prazo entre vacina da Covid e da gripe encurtado.

A+ / A-

Veja também:


No próximo fim de semana, dias 13 e 14 de novembro, os centros de vacinação contra a Covid-19 estarão em modo Casa Aberta, anunciou nesta quinta-feira o secretário de Estado da Saúde.

“Para acelerarmos o processo de vacinação, vamos abrir, neste sábado e neste domingo, os nossos centros de vacinação para casa aberta para pessoas com mais de 80 anos e para agendamento local para as faixas elegíveis, começando nas faixas mais idosas e depois vindo, de uma forma decrescente, como temos sempre vindo a fazer, até ao limite da faixa elegível, que são os 65 anos”, afirmou Lacerda Sales.

Nas mesmas declarações aos jornalistas, o secretário de Estado anunciou ainda que, a partir de agora, o prazo de 14 dias entre a vacina da gripe e terceira dose da Covid-19 pode ser encurtado.

Um apelo às autarquias

Para acelerar o processo de vacinação, António Lacerda Sales apela à ajuda das juntas de freguesias para localizarem os idosos que ainda não estão imunizados.

“Esta faixa dos 80 anos é sempre uma faixa que nos preocupa muito e por isso pedimos também ajuda às autarquias locais, nomeadamente às juntas de freguesia através da ANAFRE, para que pudessem localizar idosos que estejam em situações mais isoladas, mais sozinhos, que não se apercebam deste fenómeno”, afirma.

A intenção é que estas pessoas possam ser transportadas “aos centros de vacinação”. “Mais uma vez, esta extraordinária colaboração, como foi na primeira fase, com as autarquias locais, é fundamental”, reforça.

Quase meio milhão de pessoas com terceira dose

O secretário de Estado e Adjunto da Saúde prevê que, até ao final da semana, o país atinja os 500 mil vacinados com a terceira dose da vacina contra a Covid-19 e o milhão de pessoas vacinadas contra a gripe.

“Hoje ou amanhã atingiremos um milhão de vacinas de gripe” e “atingiremos, provavelmente, 500 mil doses de vacinas para Covid-19, terceira dose”, afirmou aos jornalistas, à margem da cerimónia do 100.º aniversário da descoberta da Insulina, em Lisboa.

“E teremos – isto, em números redondos – à volta de 300 mil co-vacinações”, acrescentou.

Profissionais de saúde prestes a ser vacinados

É na segunda-feira que os profissionais de saúde irão começar a receber a dose de reforço da vacina contra a Covid-19.

“Para os profissionais de saúde, as vacinas estão a ser distribuídas hoje pelas instituições e, a partir do próximo dia 15, vão começar a ser administradas as vacinas aos profissionais de saúde”, avançou nesta quinta-feira.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+