Tempo
|
A+ / A-

Operação Miríade. “Não estava informado”, diz Costa

10 nov, 2021 - 15:40 • Marta Grosso

Questionado sobre se o assunto poderá beliscar as relações entre São Bento e Belém, o chefe do executivo responde que terá de ser o Presidente da República a avaliar.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, diz que não foi informado pelo seu ministro da Defesa sobre o caso dos militares envolvidos em ações ilícitas quando estavam em missão na República Centro-Africana.

“A mim não me informou, de certeza. Isso é muito claro”, respondeu o primeiro-ministro, esta quarta-feira, em Berlim, quando confrontado pelos jornalistas com o facto de o ministro Gomes Cravinho saber do caso desde finais de 2019.

Costa garante que não informou o Presidente da República sobre o assunto, “porque também não estava informado”.

Quanto à hipótese de este tema beliscar as relações entre São Bento e Belém, o chefe do executivo responde que terá de ser o Presidente da República a avaliar.

“Eu ouvi-o exprimir-se em Cabo Verde sobre esse tema [operação Miríade]. A única coisa que posso confirmar é que efetivamente eu também não informei o senhor Presidente da República pelo simples facto de eu também não estar informado dessa ocorrência”, repetiu.

Seja como for, António Costa considera que estes temas devem ser tratados “no sítio próprio, que é em território nacional”.

O primeiro-ministro falava na Alemanha, onde se deslocou para se despedir de Angela Merkel, que abandona o cargo de chanceler após 16 anos.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+